Quarta-feira, 6 de outubro de 2010, atualizada às 16h19

Semana da Criança é comemorada com atividades culturais gratuitas

Da redação

Circo, música, dança, pintura, cinema e teatro estão entre as atividades da Semana da Criança no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). As atividades serão concentradas entre os dias 12 e 16 de outubro, sempre gratuitas. As crianças não precisam se inscrever. Para participar, basta ir  ao CCBM (avenida Getúlio Vargas 200 – Centro).

Programação
  • Dia 12 de outubro (terça-feira)

Oficina de papel reciclado: os alunos devem levar uma caixa de leite vazia e limpa para confecção de uma carteira de dinheiro. Os demais materiais serão disponibilizados pelo CCBM.A oficina será no ateliê de cerâmica, às 10h, para crianças de 7 anos.

Apresentação de números circenses: haverá malabares, palhaçaria e suingue (bola com cordas coloridas), seguida de workshop de cambalhota e subida no tecido. A apresentação será no corredor do CCBM, às 11h. Do workshop podem participar com 5 anos. A apresentação é livre.

Jogos: a brincadeira vai misturar jogos e teatro, com acompanhamento de instrumentos musicais no teatro do CCBM, às 12h. Podem participar crianças de todas as idades.

  • Dia 13 de outubro (quarta-feira)

Maquiagem corporal artística e escultura com balões de festa: a atividade ocorre no corredor do CCBM, às 14h. Podem participar crianças de todas as idades.

Apresentação musical: haverá apresentação de flauta doce e cantigas, com crianças e adolescentes do Programa Gente em 1º Lugar, reunindo 29 alunos dos núcleos dos bairros Caiçaras, São Pedro e Jardim Natal. A atividade começa às 14h30 e é livre para todas as idades.

Apresentação de técnicas circenses e oficina de números aéreos circenses: a atividade é livre para crianças de todas as idades e tem início às 15h. Podem participar até 20 crianças.

Contação de história: a atividade terá como base o livro O Presente do Galo José, de Marisélia Abreu, publicado com patrocínio da Lei Murilo Mendes. A participação é livre para crianças de todas as idades e começa às 16h.

Cineminha: Exibição do filme Onde Vivem os Monstros, adaptação do clássico livro de Maurice Sendak, com direção de Spike Jonze. O longa-metragem narra as aventuras de Max, um garoto travesso que é mandado de castigo para seu quarto depois de desobedecer a mãe. Porém, a imaginação do menino está livre e o transporta para um reino desconhecido. Na terra dos Monstros Selvagens, as travessuras são lei, e Max é o rei. A sessão começa às 17h e a atividade é livre.

  • Dia 14 – quinta-feira

Brincadeiras de roda: a ideia é resgatar cantigas tradicionais do Brasil e de outros países. A atividade começa às 14h e é livre.

Jogos e brincadeiras: a atividade começa às 15h e é voltada para crianças de até 3 anos.

Espetáculo Umas marionetes e outras histórias: a atividade começa às 16h e é livre para todas as idades.

Cineminha: exibição do filme A Era do Gelo 3, dirigido por Carlos Saldanha. Em uma missão para resgatar o azarado Sid, a turma se aventura em uma nova era, onde a fauna e a flora são diferentes. Neste local, dão de cara com dinossauros, lutam com plantas carnívoras de fúria assassina e conhecem uma incansável doninha de um olho só, caçadora de dinossauros, chamada Buck. A exibição começa às 17h.

  • Dia 15 de outubro (sexta-feira)

Oficina de brinquedos alternativos: os participantes aprenderão a confeccionar um peixe voador chinês, com jornal e papel crepom. O material será disponibilizado pelo CCBM. A atividade começa às 14h e é livre.

Oficina: serão trabalhados a percussão, exercícios de percepção rítmica e cantigas. A atividade começa às 15h.

Show de mágica: o mágico Rafael Titonelly comanda o show a partir das 16h.

Cineminha: exibição do filme A Princesa e o Sapo, animação da Disney, com direção de Ron Clement e John Musker. Tiana deseja ter um restaurante próprio. Ela tem dois empregos para juntar dinheiro e conseguir a quantia necessária para alugar o imóvel de seus sonhos. A moça aceita trabalhar em uma festa, onde encontra um sapo, anunciando ser um príncipe e pedindo que ela lhe conceda um beijo, para quebrar o feitiço. Só que, ao invés dele se tornar humano novamente, é Tiana quem se transforma em sapo. A atividade começa às 17h.

  • Dia 16 de outubro (sábado)

Batalha de B-boys: Participação 112 alunos dos bairros Ipiranga, Bairu, Santa Rita, Rosário de Minas, Olavo Costa, São Judas Tadeu, Carlos Chagas e Jóquei Clube II, que irão fazer disputas de dança hip-hop. Apresentação de 18 crianças do Bairro Caiçaras. A apresentação começa às 9h.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.