Riscos de acidentes com pipas perto da rede el?trica aumentam durante férias de julho

Por

Riscos de acidentes com pipas perto da rede elétrica aumentam durante férias de julhoMais da metade dos desligamentos de energia provocados por papagaios ocorre durante o inverno. A prática pode causar queimaduras de terceiro grau e morte

Victor Machado
*Colaboração
11/7/2011

As férias escolares do meio do ano já começaram e, neste período, aumenta o número de crianças soltando pipas e papagaios pela cidade. Nesta época do ano, o tempo está mais favorável para a prática, com céu limpo, ventos mais intensos e constantes, além da escassez de chuva e de raios. Mas é preciso atenção, pois a brincadeira pode trazer consequências graves quando praticada próximo à rede elétrica.

De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), aproximadamente, 1,1 milhão de consumidores em todo o Estado foram prejudicados, em 2010, por papagaios presos nas linhas de distribuição. A empresa registrou 4.562 interrupções no fornecimento de energia, provocadas por papagaios, representando 2% do total. Mais da metade destes desligamentos, 2.776, ocorreram durante o inverno, entre os meses de junho e setembro, atingindo cerca de 700 mil consumidores.

Segundo a empresa de energia, as principais causas dos desligamentos são o rompimento de cabos por causa de uso de cerol (mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores de eletricidade) e curtos-circuitos provocados pela tentativa de retirar o papagaio da rede. De janeiro a junho de 2011, foram contabilizadas cerca de 1,9 mil ocorrências e cerca de 500 mil consumidores ficaram sem energia.

Segundo o engenheiro de segurança do trabalho da Cemig, Demétrio Venício Aguiar, essas interrupções causam um prejuízo ao consumidor que é difícil de se calcular. "O prejuízo começa com a interrupção de energia, que pode deixar prédios comerciais, lojas e casas às escuras e causar perda de mercadorias e serviços. E depois, o custo desta manutenção é cobrada na conta de energia."

Acidentes

Além das quedas de energia, a prática de soltar papagaio próximo à rede elétrica pode causar acidentes graves. O engenheiro alerta que a grande maioria é causada quando o papagaio fica preso na rede elétrica e as crianças tentam retirá-lo. "É comum que elas tentem pegar algum material aparentemente isolante para tentar retirar. Aí que acontecem muitos acidentes."

Aguiar explica que o acidente com a rede elétrica pode causar consequências graves. De acordo com ele, um choque elétrico 13.800 volts pode causar queimaduras de terceiro grau e morte. "As lesões são gravíssimas e, na maioria das vezes, podem provocar a morte. Os ferimentos deixam cicatrizes para sempre."

Aguiar explica que a rede elétrica brasileira é aérea e, para que a energia seja transporta, é preciso que seja em alta tensão, cerca de 13.800 volts. Somente nos transformadores é que elas são baixadas para as tensões normais de 110 e 220 volts. "Em uma voltagem como essa, nem mesmo o cabo de vassoura de madeira pode ser considerado isolante. É importante deixar claro que nas redes de média tensão, como são chamadas as de 13.800 volts, não é necessário tocá-las para causar choque. Basta aproximar algum objeto. É por esse motivo que os fios são espaçados entre si."

Outros acidentes e cerol

Por isso, o engenheiro aconselha que as crianças busquem regiões distantes da rede elétrica e, caso o papagaio agarre nos fios, que não tentem pegá-lo. "Os pais devem orientar as crianças. É muito comum os jovens saírem de perto da rede elétrica e soltarem papagaio próximo a estradas e pontes. Isso pode gerar outro tipo de acidente. A preocupação não é só com a energia."

Outro perigo apontado por Aguiar é a utilização do cerol. De acordo com ele, o cerol é um tipo de pó abrasivo misturado com cola e essa mistura, juntamente com a linha, que faz com que o cerol se torne condutor de energia. "O atrito dele com a rede elétrica pode ainda provocar o enfraquecimento e o rompimento dos fios. Além de ser crime, não aconselhamos a utilização."

Segundo o engenheiro, é muito comum o cerol cortar uma linha de um papagaio e esse papagaio cortado atingir uma rede elétrica provocando acidentes. "Além disso, é muito perigoso por ser cortante e pode machucar ciclistas e motociclistas. O cerol ainda pode provocar uma queda de energia mesmo quando usado distante da rede. O papagaio cortado pode voar e cair em uma área com fios."

*Victor Machado é estudante do 7º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá

Os textos são revisados por Thaísa Hosken