PJF inicia plano de erradicação do trabalho infantil com recursos federais

Por

PJF inicia plano de erradica??o do trabalho infantil com recursos federais

PJF inicia plano de erradicação do trabalho infantil com recursos federais

A expectativa é de atingir, pelo menos, 100 crianças e adolescentes até o final do ano


15/06/2015

Nesta segunda-feira, 15 de junho, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) apresentou o Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que será totalmente implementado até 2017. O programa constitui em um conjunto de ações voltadas para crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos, a fim de retirá-los da prática do trabalho precoce sem regularização, diferente da situação de aprendiz. A expectativa é de atingir, pelo menos, 100 crianças e adolescentes até o final de 2015, garantindo a proteção jurídica e social a esse público, implementar o sistema municipal de notificação de trabalho infantil e ampliar a visibilidade e sensibilização à problemática do trabalho infantil.

O plano cadastrará as famílias no Cadastro Único para programas sociais (CadÚnico), que serão identificadas e monitoradas pelos Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) em conjunto com o Ministério do Trabalho e Emprego. A partir do cadastro, a família em situação de vulnerabilidade e pobreza que retirar a criança do trabalho infantil terá direito a uma bolsa mensal de R$ 40, pago pelo Governo Federal, além da possibilidade de inserção no Programa Bolsa Família, caso se enquadrem nas condicionalidades. "Para receber o benefício, as famílias devem garantir que a criança esteja frequentando a escola regularmente e atividades artísticas, esportivas, culturais e de reforço educacional no contraturno escolar", explica o secretário de Desenvolvimento Social, Flávio Checker.

O prefeito Bruno Siqueira destacou o poder transformador da educação para a construção de um futuro de qualidade, longe do retrocesso da exploração do trabalho infantil: "Antigamente, existia um estímulo enorme para que as crianças trabalhassem desde cedo. Com muito esforço, já avançamos e vamos aprimorar ainda mais as políticas públicas, como o Peti, para que as famílias e as empresas se conscientizem".

Cheker complementou que é preciso que todos deixem de lado as ultrapassadas justificativas culturais de que o trabalho é a única saída nessa idade e lembrar que esse tipo de exploração infantil é crime, quando atinge menores de 14 anos. Só a partir daí é aceitável a situação de aprendiz, balanceando os estudos com o serviço. O procurador Wagner Gomes do Amaral, do Ministério Público do Trabalho, falou sobre a importância do trabalho em rede para erradicação do trabalho infantil. "De nada adianta a fiscalização e o cumprimento das leis punitivas, se não existe um plano que inclui a criança e o adolescente em situação de exploração, em políticas socioassistenciais que as afastam dessa prática".

Implementação até 2017

O programa tem várias etapas que serão desenvolvidas ao longo de três anos, iniciados no ano passado, com preparação do município para implementá-lo. A intenção é que todo o sistema esteja finalizado até 2017. As ações são variadas e envolve toda a rede de garantia de direitos da criança e do adolescente, que são os Creas, Conselho Tutelar, Conselhos de Direito, Ministério Público do Trabalho e Emprego, Promotorias e subdelegacias. Todo o conjunto será responsável por divulgar, fazer ações de prevenção e fiscalização do trabalho infantil no município, inclusive nas forma domésticas. "Os empecilhos que temos hoje para erradicar o trabalho infantil no município são os trabalhos infantis domésticos, que acontecem dentro de casa, tiram estas crianças das escolas ou do contraturno escolar", concluí o secretário.