• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Orkut turbinado Integração com a Google Talk dá dinamismo ao mais popular site de relacionamentos do Brasil. Juizforanos dão a sua opinião

    Fernanda Leonel
    Repórter
    28/11/2006
    Saiba mais sobre o orkut e conheça também outros sites de relacionamento similares que estão virando onda entre a galera web. Clique nos ícones ao lado e confira!

    Leia! Leia!


    imagem da janela do orkut talk Os orkuteiros de plantão agora podem contar com mais uma novidade para ampliar a rede de relacionamentos: a recém-anunciada integração entre o Orkut e o comunicador instantâneo Google Talk - ambos do gigante Google - promete renovar a cara do popular site de relacionamentos.

    Rejuvenescido, o Orkut agora ganha mais dinamismo, deixando para trás as limitações dos modelos estáticos dos scraps, que são recados e testimonials, que funcionam como uma espécie de depoimentos sobre o dono da conta.

    Quem entrar no Orkut, pode ver quem dos seus amigos está online, através da marcação de uma bolinha verde que fica ao lado do nome do usuário. Aviso feito, possibilidade aberta para quem quiser bater um bate papo em tempo real com alguém da lista do site de relacionamentos.

    Essa integração entre comunicador e site não é exatamente uma inovação no universo da tecnologia - já existe na rede social MySpace, por exemplo, que domina o mercado entre os usuários americanos. Apesar disso, a novidade deve agradar os brasileiros, já que o Orkut é de longe mais popular que os seus concorrentes por aqui.

    Como funciona a novidade

    imagem da janela do orkut talk Quando o usuário entra no orkut, já se depara com uma mensagem oferecendo um link para baixar o comunicador. Se por um acaso isso não acontecer com você, é necessário clicar nos itens "configurações" (settings) e a partir daí escolher a opção "ativar o Google Talk".

    Depois de fazer o download, o orkuteiro pode fazer a transferência dos contatos do Orkut para o mensageiro instantâneo. Há ainda a possibilidade de fazer a transferência dos usuários dos comunicadores de Yahoo! e Microsoft (MSN), que são compatíveis entre si e possibilitam um intercâmbio entre seus usuários.

    Para quem prefere dar um tom mais "reservado" à conversa, e não quer se abrir aos bate papos instantâneos para todo mundo, há a possibilidade de selecionar um grupo de amigos apenas. O contato se estabelece entre as duas partes quando os escolhidos aceitam o convite ou liberam toda a sua lista de contatos do Orkut para o Google Talk.

    A partir daí, fica fácil identificar pelo site os usuários da lista de amigos que estão disponíveis para conversar. Quando eles se conectam, o programa exibe ao lado de suas fotos um sinal que mostra se estão disponíveis (verde), ausentes (amarelo) ou ocupados (vermelho). Essa identificação aparece junto às fotos do perfil, disponíveis na página inicial e também na lista de recados (scrapbook).

    A janela do comunicador instantâneo também exibe um aviso quando o internauta recebe um recado no Orkut. O Google Talk também permite conversas de voz e troca de arquivos entre os usuários, além de fornecer uma secretária eletrônica para se fazer contato com quem está offline

    O que eles acharam

    foto do diogo As opiniões sobre a novidade do mais famoso site de relacionamento do Brasil ainda estão sendo testadas e concluídas. A possibilidade de conversas instantâneas está a disposição do usuário a aproximadamente um mês.

    Para o estudante Diogo Braga (foto) a novidade é muito bem-vinda. O estudante acredita que a novidade do Orkut pode até mesmo substituir programas como o MSN, por exemplo. "Geralmente a gente tem muito mais amigos no orkut que na lista de contatos do MSN. Dá para conversar com mais gente. Além do mais, as pessoas usam muito o orkut", justifica.

    Diogo usa a novidade desde que ela foi lançada e deixa a janela do orkut aberta para conversas instantâneas na mesma quantidade que deixa outros programas desse tipo. Só acha que as fotos que aparecem no bate-papo do orkut são muito pequenas e de difícil visualização.

    foto de Clarice Clarice Ferreira (foto) também aponta mudanças para turbinada do site de relacionamentos. A estudante de medicina está testando o talk desde o primeiro dia que foi oferecido no orkut, e não aprovou a novidade.

    "Não gosto do barulho que se faz quando chega uma mensagem, do layout que resolveram criar e principalmente da não possibilidade de aumentar a tela. Não tem jeito de maximizar e aí a gente tem que conversar com a tela pequena", conta.

    Por esses "problemas", Clarice praticamente não usa mais as conversas instantâneas do orkut. "Prefiro o MSN", resume, lembrando que vale a pena conhecer todas as novidades que saem por aí para ter uma opinião própria.

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.