• Assinantes
  • Autenticação
  • Tecnologia

    Memória de Bolso Cresce a procura pelos cartões de memória com uma maior capacidade de armazenamento

    Renata Cristina
    Colaboração
    01/08/2006
    Clique no ícone ao lado e tire suas dúvidas sobre os cartões de memória, cada vez mais potentes.

    Leia!

    Se a gula está como o pecado capital mais praticado durante a Idade Média, o desejo compulsivo de ter um cartão de memória sempre maior pode ser considerado como o pecado do século XXI.

    Simultaneamente aos lançamentos de memórias digitais, com capacidades a partir de 1Gb, 2Gb, e até 4Gb, cresce o interesse de usuários de máquinas fotográficas em adquirí-las.

    Nessa hora, o preço é a única barreira que separa o consumidor do seu objeto de compra. O preço de um cartão com capacidde de 1Gb varia entre R$ 500 a R$ 800, em alguns casos, o preço de uma câmera fotográfica.

    A vendedora Renata Valverde (foto abaixo) entende bem desse desejo. Há seis meses, ela adquiriu uma máquina digital de 5.1 megapixels com um cartão de memória de 128 Mb, o que significa que ela pode tirar cerca de 40 fotos em uma boa resolução para a impressão (nos tempos antigos, revelação). No entanto, ela quer mais. "Para fazer filmagens, com um cartão só, não dá. Além disso, quando vou a alguma festa, tiro em média umas 200 fotos e logo tenho que descarregar a máquina", declara.

    Renata Valverde Gustavo Lopes

    A ambição de Renata é a de transportar consigo todas a fotos da noite, ao mesmo tempo, fazendo jus ao termo "memória de bolso", uma nova denominação que corre pelo mercado. "Meu próximo investimento é um cartão de 1Gb. Acho que vale muito a pena", afirma. Apesar de tantos cliques, ela confessa que não manda imprimir todas as fotos. "Prefiro guardar no meu computador e mandar para os amigos", diz.

    Outro adepto da memória de bolso, é o comerciante Gustavo Lopes (foto acima). Ele leva sua máquina digital para reuniões com os amigos e saídas durante a noite. "Comprei a câmera pela internet, foi pura empolgação", recorda. Para o futuro, ele faz planos de um cartão de memória maior. "Não acho exagero, para quem tira muitas fotos é ótimo", garante.

    Será que não é exagero?
    Quando se fala de exagero, é porque compara-se o tamanho dos primeiros cartões do mercado que tinham a capacidade de 8Mb ou 16 Mb, ou seja, armazenavam cerca de 30 fotos em uma máquina. O gerente de uma loja de câmeras fotográficas, Sérgio Drummond (foto ao lado), diz que esses cartões já saíram de circulação. Apesar do modismo de cartões cada vez maiores, ele afirma que os consumidores ainda não sabem muito bem o que estão comprando. " As pessoas pensam que só de comprar uma máquina digital e uma grande memória já garante boas fotos", atesta.

    O gerente enxerga uma tendência para o mercado fotográfico, na qual as máquinas virão com suas memória internas ampliadas, fazendo com que o usuário não precise se preocupar com o cartão.

    O editor de fotos digitais, Ederson Ferreira (foto ao lado), que trabalha na maior loja da categoria em Juiz de Fora, afirma que a procura pelos cartões está aumentando. "Em geral, as pessoas procuram um cartão maior para tirar fotos em uma resolução melhor, pensando em uma futura ampliação", revela. No entanto, de acordo com o editor, isso quase não acontece. "Se o objetivo é a ampliação, elas ainda não estão acontecendo com frequência", diz. As impressões na loja de Ederson ainda permanecem no tamanho tradicional, 10x15.

    Entenda qual a importância do cartão de memória:
  • No cartão de memória da sua máquina, é que são armazenadas as suas fotos. É como se ele fosse o HD do seu computador. Algumas máquinas vêm com uma memória interna, outras já trazem um cartão.
  • Quando o cartão de memória fica cheio, não há mais como tirar fotos. Nesse caso, deve-se apagar algumas imagens ou descarregá-las em seu computador.
  • Se você usa a sua câmera, somente na hora de viajar, um cartão com alta capacidade de armazenamento é ideal para você não Ter que descarregar as fotos sempre.
  • Se o seu uso da câmera é esporádico, o ideal é procurar um cartão com condições de comportar o número de fotos que você tira por evento.
  • Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.