Sexta-feira, 19 de junho de 2015, atualizada às 10h01

Vereador quer criação de Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea

O vereador José Márcio (Garotinho, PV) apresentou um projeto de lei que visa a inserção no calendário oficial do município da Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea. O objetivo do parlamentar é contribuir para que o número de doações aumente.

Segundo Garotinho, o número de brasileiros que recebem o diagnóstico de leucemia, um tipo de câncer que compromete a produção do sangue, ultrapassa os 7.500 por ano. Para a grande maioria das pessoas, a única esperança de cura é o transplante de medula óssea. Porém, é grande a dificuldade de se encontrar um doador compatível, visto que são apenas 10% de chance para pessoas que são familiares.

O Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), órgão responsável pelos dados dos doadores, foi criado em 1993 e atualmente conta com mais de 687.000 doadores cadastrados, porém ainda não atende todas as necessidades. Isso ocorre porque para a realização do transplante é necessário que a compatibilidade entre doador e receptor seja de 100%, e a chance desse encontro é, em média, de um para cada 100 mil.

Caso aprovado, a lei vai desenvolver desenvolver ações que estimulem a doação, promover palestras e debates de conscientização da importância do doador de medula óssea, divulgar e alertar sobre as doenças que afetam a medula óssea e suas consequências, além de convocar o Poder Público e a sociedade civil para uma participação mais ativa.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

ACESSA.com - Vereador quer cria??o de Semana Municipal de Incentivo ? Doa??o de Medula ?ssea