Guardanapos decorados para técnica de découpage Os guardanapos decorados para découpage incrementam os objetos. O resultado são peças bem coloridas, facilmente confundidas com verdadeiras pinturas

Priscila Magalhães
Repórter
04/10/2008

Eles são encontrados nas mais diversas estampas e têm sido muito usados em técnica de découpage em caixas, porta-retratos, porta-chaves, bandejas e outros objetos, que além da utilidade, acabam servindo de enfeites para quartos, salas, áreas de serviço e locais de trabalho.

A espessura é bem fina, o que dá ao resultado final um ar bem realista. "A impressão é que os objetos foram pintados", diz a professora de artesanato Floripes Campos Reis Mateus.

O guardanapo é bem transparente, o que exige um cuidado especial na hora de produzir os objetos. A professora explica que quando o desenho for claro, o ideal é também usar uma tinta clara para pintar a peça em MDF. "Se a tinta for muito escura, a estampa vai sumir".

Como o guardanapo é muito fino o ideal é preparar bem o objeto a ser trabalhado. Floripes ensina que, primeiro, deve-se passar uma mão de tinta PVA branca em toda a madeira. Depois que a tinta secar, é necessário lixar o objeto. O próximo passo é aplicar novamente a tinta. Entretanto, essa segunda não precisa ser branca. "Pode ser da cor que a pessoa quiser, de forma que combine melhor com o guardanapo que ela vai usar".

Foto de guardanapo estampado Foto de guardanapo estampado Foto de guardanapo estampado

Na hora de colocar o guardanapo, deve-se tirar as duas camadas da parte de trás. Somente a da frente é usada na técnica de découpage. Depois que a tinta secar, deve-se usar cola gel para fixar o guardanapo na peça. Ele pode ser usado em toda sua extensão ou recortado de acordo com a estampa que a artesã preferir.

Foto de guardanapo estampado Foto de guardanapo estampado Foto de guardanapo estampado

A dica de Floripes para o primeiro caso é usar o ferro de passar roupa para fixá-lo na peça. "Depois de passar a cola, coloque o guardanapo e por cima dele o papel manteiga para protegê-lo. Com o ferro, ele vai ficar todo certinho, sem rugas", garante.

Foto de guardanapo estampado Foto de guardanapo estampado Foto de guardanapo estampado

O próximo passo é passar a cola novamente. Depois que secar usa-se um verniz para proteger a peça. Para agilizar o processo, Floripes rcomenda usar o secador de cabelo. Assim, a cola e a tinta secam mais rápido. Outra dica é não usar cola branca comum. Como tem a consistência msis grossa, o resultado final não é satisfatório. "Se não for usar a cola gel, pode usar a termolina. Ela é bem líquida", explica.

A professora garante que usar a técnica da découpage com guardanapo é bem simples. "Em uma aula, com duração de duas horas e meia, os alunos costumam fazer duas caixas". Além disso, ela ressalta outro pontos positivo da técnica. "É bem relaxante".


Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.

Arquivo

Ver mais...