Debaixo dos Caracóis
Os cuidados e as tendências, da raiz até as pontas

Flávia Machado
25/05/2001

Para o inverno de 2001, a moda pede cabelos desfiados e desalinhados, com cortes irregulares. E, ao contrário do que muita gente pensa, o frio tende a deixar os cabelos mais sedosos, macios e fáceis de cuidar, já que não tem a praia, a piscina e o sol escaldante para ressecá-los. Então, pegue carona nas dicas preciosas do cabeleireiro, Marcelo Paiva, do Salão Marcelos Coiffeur, para ficar com os cabelos lindos e bem tratados nesta estação.




O básico do dia-a-dia
Como já dito, no inverno, os cabelos tendem a se ressecar menos, ficando sedosos, mas também mais oleosos. Isto acontece porque, com a temperatura mais amena, as pessoas lavam menos os cabelos, se expõem menos aos raios solares e quando lavam, tomam banhos quentes. De acordo com Marcelo Paiva, a água quente faz com que o couro cabeludo fique oleoso e as pontas ressecadas. Deste modo, o mais indicado é usar um shampoo para cabelos normais, com pH neutro, para todos os tipos de cabelo. “Mesmo que a pessoa tenha cabelos um pouco oleosos, o ideal é que se use um shampoo neutro e um condicionador só para aplicar nas pontas. Isso evita a oleosidade na raiz e hidrata as partes ressecadas”, aconselha o cabeleireiro.

Para os cabelos muito ressecados, é indicado o uso de um creme hidratante, pelo menos durante cinco minutos após o shampoo, ao invés do condicionador. A diferença é que o primeiro, além de tirar o ressecamento, hidrata, e o segundo, apenas condiciona. Essa dica também é válida para quem faz muita escova ou piastra e faz uso de produtos como gel ou mousse constantemente.

As massagens também são bem-vindas, de preferência, duas vezes ao mês. Mas Marcelo sugere que o espaço de tempo entre elas aumente gradualmente, para que os cabelos se acostumem a não ressecar, sem as constantes massagens. Um produto que está sendo bastante usado para evitar o ressecamento e ‘domar’ os fios mais rebeldes é o creme de silicone ou de tutano. Como explica o cabeleireiro, o creme veio para substituir o óleo de silicone, que pode até ressecar mais se a pessoa ficar muito exposta ao sol.

Para cabelos muito oleosos, somente o uso do shampoo já é o bastante. E, para todos os tipos de cabelos, cortá-los a cada dois meses é o mínimo de cuidado, para que eles fiquem com uma aparência melhor. “O corte dá força aos fios e faz com que eles cresçam mais rápido, afirma Marcelo.

Salão Marcelos Coiffeur - Marechal Center, loja 301. Telefone: 3217-3956.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.