Na Rede

Por

Livraria virtual Livreiro alia a tecnologia ao trabalho e disponibiliza
mais de mil exemplares raros na internet

Renato Costa
Colabora??o*
30/10/2006

CLque no ?cone ao lado e ou?a o livreiro Luis S?rgio da Silveira, contando sua experi?ncia com sua livraria virtual




A tecnologia est?, em muitos aspectos, diminuindo dist?ncias. Apostando nessa tend?ncia, o livreiro Luis S?rgio da Silveira (foto) resolveu investir em um site na internet para alcan?ar novos espa?os.

Trabalhando com livros usados, raros e esgotados desde 1992, Luis S?rgio sempre pensou na possibilidade de aliar a tecnologia ao seu trabalho. Em 1996, ele prop?s ao s?cio da livraria em que trabalhava uma moderniza??o na loja, de maneira que mais pessoas pudessem ter acesso ao acervo. A id?ia n?o vingou naquele momento, mas Silveira n?o desistiu. Em 1998, ele montou um site por conta pr?pria, mas a partir de 2002 ? que as vendas online come?aram a acontecer em maior escala. "Antes eu trabalhava de manh? at? ? noite na banca, agora fico na banca em apenas um turno. O resto do dia eu dedico ? administrar o site, e responder os contatos dos compradores", conta.

Com?rcio "ao vivo" auxilia vendas online

Atualmente, Silveira trabalha com sua banca na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e acredita que o contato com os estudantes auxilia nas vendas pela internet. "Os universit?rios s?o de v?rias cidades diferentes. Por isso, quando tratamos bem o aluno que vem ? banca, ele recomenda o site para um amigo de sua cidade, que n?o tem como adquirir o livro aqui", explica.

Com rela??o ao p?blico virtual, Silveira diz que a internet tem sua maneira pr?pria de negociar. "Voc? deve ser direto e fornecer, antecipadamente, todas as informa?es sobre o livro que o comprador possa querer saber", diz.

A internet agiliza o processo de vendas ? dist?ncia pela facilidade e rapidez de trocarmos informa?es", explica. Ele diz que ? necess?rio saber como atingir o p?blico certo. "N?o adianta disparar mala-direta para v?rios emails de uma s? vez. O ideal ? setorizar o envio de emails, de modo que cada grupo de clientes receba um email falando sobre os livros que s?o da sua ?rea de interesse" conta.

Silveira conta com mais de mil exemplares cadastrados em seu acervo virtual, entre livros raros, esgotados e usados. Os t?tulos podem ser conferidos no site Livrarte Digital.