Vestibular

Por

[php]insere("tit_eduardosantos")[/php]      Contagem regressiva para o Vestibular - E agora, como me preparar?

::: 30/11/2002



Estivemos durante estes ?ltimos meses falando sobre profiss?es. Dicas e informa?es para que voc? escolha mais seguramente seu futuro. Mas agora o vestibular esta a?. Com ele muito estresse. Sua op??o j? foi feita. O que voc? pode fazer para aplicar todo o potencial que desenvolveu nestes meses de prepara??o?

Em quase todos os pa?ses do mundo, o n?mero de vagas oferecidas para os cursos superiores ? inferior ao n?mero de candidatos. Por conta desta discrep?ncia h? crit?rios para o ingresso nestes cursos. A mais praticada ? sele??o na entrada dos candidatos. Esta ? a pr?tica mais comum, embora o processo possa ser bastante diferenciado de pa?s para pa?s. E mesmo com a ado??o de outros m?todos em fase de implanta??o, o Vestibular ? a f?rmula principal para esta sele??o.

Sem entrarmos em quest?es de ser ou n?o a melhor maneira, o certo ? que ser? assim este ano ? provavelmente mais alguns tamb?m ? e teremos que enfrent?-lo. O medo do fracasso, a competitividade exacerbada do per?odo ? neste ano quase tr?s milh?es de jovens brasileiros passar?o por este momento ? e o sentimento de ver frustrados seus planos para o futuro deixam os estudantes ? flor da pele. D? calafrios s? de pensar em dar a not?cia em casa de que n?o passou no vestibular. E ficar respondendo que n?o conseguiu a todos aqueles que lhe perguntarem: e a? como foi? Tudo isto aumenta a press?o e a cobran?a do candidato.

Resultado: estresse.
Conseq??ncia: na hora das provas voc? n?o consegue desenvolver tudo o que podia, d? aquele branco ou voc? entra em desespero e n?o consegue se concentrar nas quest?es. ? como se voc? se preparasse para uma maratona, mas no dia da corrida torcesse o p? e s? pudesse apenas caminhar os quarenta e dois quil?metros do percurso.

Mas o que ? estresse. Segundo os especialistas, ?trata-se de uma rea??o do organismo a um fato que muda a nossa rotina. N?o precisa ser um acontecimento ruim. Pode ser conseq??ncia de uma situa??o de felicidade, medo, perda, etc. Ele altera o humor, a fome e o sono, e pode desencadear perda de mem?ria, problemas de pele, asma, alergias e at? hipertens?o?. Al?m disto est? associado ao desencadeamento de quase todo tipo de doen?a ? normalmente dentro da pr?-disposi??o de cada indiv?duo. Dentre uma enorme rela??o de sintomas que s?o comumente encontrados em estudantes segundo o psic?logo H?lio Borges Jr., vale destacar:

  • inseguran?a;
  • Pressentimento de nada saber ;
  • Expectativa do pior;
  • Incapacidade de relaxamento;
  • Bloqueio afetivo/ n?o saber o que fazer;
  • Tens?o motora ;
  • Falsas interpreta?es da Realidade pessoal (-Tudo me preocupa ! - Tudo d? errado pra mim ! ; - Que azar tenho ! ...)
  • Dificuldade de concentra??o e assimila??o;
  • Tend?ncia ? d?vida;
  • Tend?ncia de que pensamentos negativos e derrotistas o domine;
  • Inquietude interior, entre outras.

Dicas para a reta final
O que fazer ent?o? Atitude ? tudo. V?o aqui algumas dicas para a reta decisiva antes do vestibular:

1- N?o encare tudo como urgente-urgent?ssimo. Na reta final queremos compensar tudo o que deixamos de fazer. Se at? aqui voc? estudava de 2 a 4 horas por dia, este n?o ? o momento para aumentar a carga para 12 horas de estudos. Esta overdose s? ir? sobrecarregar sua cabe?a. A assimila??o destas informa?es ficar? comprometida.

2- Simplicidade. Assuma uma atitude relativamente simples: pense positivo. Acredite em voc? e no seu potencial. Fa?a apenas o melhor que puder. N?o se coloque sempre numa postura de v?tima ou sobrecarregado.

3- Divirta-se. Atividades recreativas, lazer e esportes n?o competitivos sejam qual for, propiciam um relaxamento muito grande. Por isso, ela ? mais indicada e freq?entemente usada para combater a ansiedade e o estresse. Na hora de folga, desligue os motores. D? um refresco para sua cabe?a. Ao inv?s de perder tempo voc? estar? permitindo ao seu c?rebro que organize as informa?es aprendidas e possa estar pronto para mais uma jornada de estudos. Tenha equil?brio entre o preparo e o relaxamento.

4- Cuide de sua alimenta??o. Uma alimenta??o balanceada lhe far? sentir melhor al?m de contribuir com os elementos necess?rios para a m?xima pot?ncia de seu c?rebro. Coma muitas frutas e verduras. Evite alimentos gordurosos e beba bastante l?quido. Controle o ?lcool e o caf?. Reduza ou evite o cigarro e o uso de rem?dios.

5- Durma bem. O sono tamb?m ? essencial para o processo de aprendizagem, al?m de recarregar nossas energias. Procure dormir pelo menos sete horas por dia.

6- Encare a ansiedade e o medo com naturalidade. Todo ser normal tem ansiedade e medo. Controle-se na hora da prova, n?o permita que o nervosismo seja mais forte que seu aprendizado.

7- Os parentes tamb?m podem e devem ajudar. O que normalmente ocorre ? que toda a casa ? influenciada e entra no clima de vestibular nesta reta final. Por vezes isto ocorre atrav?s de press?es ou ?brincadeirinhas? que s? fazem aumentar a tens?o do vestibulando. N?o tenha medo de falar com seus pais, amigos ou namorado(a). Pe?a ajuda e quando estiverem atrapalhando fale. Na maioria das vezes todos s? querem ajudar, mas...

O controle emocional ? parte importante na prepara??o para o vestibular. Fazer uma prova com tranq?ilidade ? um enorme passo para um bom resultado. Lembre-se: pior do que n?o passar no vestibular por n?o estar bem preparado ? n?o passar por n?o conseguir usar tudo o voc? aprendeu e que seria suficiente para o seu sucesso.

Acredite em voc?. Controle-se e sucesso.


Eduardo Santos ? psic?logo e consultor
formado pelo Centro de Ensino Superior
de Juiz de Fora e P?s-Graduado em Consultoria em RH.
Saiba mais clicando aqui.

Clique aqui e envie sua pergunta
para o consultor Eduardo Santos.