Mostra com cem suti?s busca atrair atenção para prevenção do câncer

Por

Mostra com cem suti?s busca atrair aten??o para preven??o do c?ncer

Mostra com cem sutiãs busca atrair atenção para prevenção do câncer de mama

Evento faz parte da programação do Outubro Rosa, movimento internacional que tem como objetivo principal lutar contra o câncer

Andréa Moreira
Repórter
24/10/2012

Uma exposição com cem sutiãs está montada no Shopping Alameda em Juiz de Fora, que fica na rua Morais e Castro, 300, no Alto dos Passos. O evento coordenado pelo Instituto de Artes e Design, da Universidade Federal de Juiz de Fora, faz parte das celebrações do Outubro Rosa, movimento internacional que tem como objetivo principal lutar contra o câncer de mama e estimular a participação da população, empresas e entidades.

As duas esculturas têm como foco principal chamar a atenção das pessoas para a prevenção, como destaca um dos coordenadores do projeto, Ricardo Cristofaro. "Recebemos um convite da Secretaria Estadual de Saúde [SES] para fazer esta obra. Ficamos muito felizes, pois além de termos a oportunidade de fazer um trabalho coletivo, ainda vamos passar uma mensagem legal, que é o da importância da prevenção contra o câncer de mama."

As obras ficam expostas até às 22h, deste sábado, 27. Além das esculturas, quem passar pelo shopping também irá receber informativos sobre a prevenção desta doença, distribuídos pela SES.

Cristofaro dividiu a coordenação da obra, com Fabrício Carvalho e contou com a colaboração dos estudantes do curso de artes da UFJF Lucas Batista, Lucas Miranda e Marcelene Ladeira, além da artista plástica Márcia Marques.

Outros eventos

Palestras, caminhadas e exames gratuitos de mamografia foram realizados durante todo o mês de outubro em Juiz de Fora. Além disso, o prédio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) recebeu uma iluminação rosa durante os dias 15 e 16.

Nesta quinta-feira, 25, ocorre o último evento do Outubro Rosa em Juiz de Fora. No auditório do Hospital Ascomcer, a partir das 15h, ocorre a palestra sobre o câncer de mama, medicação, efeitos colaterais do tratamento e auto-estima após mastectomia, com a médica Tatyene Nehrer Brugger. A entrada é franca.

Exames em Minas Gerais

Em Minas Gerais, foi registrado um aumento de 22% no número de mamografias realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS), se comparado ao primeiro quadrimestre de 2011. A informação da assessoria da SES, revela ainda que, em 2012 já foram realizados 176.288 exames, enquanto que em 2011, foram 143.932 exames. Na faixa prioritária, que corresponde de 50 a 69 anos, foram realizadas 91.048 mamografias, o que representa 23% a mais que no ano passado, quando foram feitos 73.982 exames.

Câncer de Mama no Brasil e em Minas

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que em 2012 serão 52.680 novos casos de câncer de mama em todo o país. Esse número equivale a 52,5 casos por 100 mil habitantes. Minas Gerais, por meio do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama, tem como meta realizar o rastreamento monográfico em cerca de 1,8 milhão da população de risco, no prazo máximo de três anos.