Voz

Por

Ana Stuart 04/08/2008

Voz

Fonoaudi?logos t?m falado bastante da import?ncia da voz que est? associada ? fala e que varia de intensidade, altura, inflex?o, resson?ncia, articula??o e muitas outras caracter?sticas.

"A voz ? o espelho da alma" ? uma frase que nunca foi t?o precisa como nos tempos massificantes atuais, nos quais a ind?stria da moda e o culto obsessivo ao corpo reduzem o ser humano ? "mera" apar?ncia.

Felizmente, a id?ia do belo por inteiro cai por terra quando ouvimos a voz e o que t?m a dizer certos (as) bel?ssimos (as) modelos e manequins. Mostram o quanto a voz ? reveladora da personalidade do indiv?duo, al?m de revelar toda a carga emocional que depositamos em nossa laringe.

Portanto, hoje nossa reflex?o ser dar? quanto aos efeitos psicol?gicos causados por ela. Na melhor idade, as pessoas perdem gradativamente a voz ativa, e a partir da? v?o se deprimindo e perdendo o interesse pelo agrupamento social, culminando na depress?o. Levando-se em conta as altera?es vocais e fisiol?gicas devido ? idade.

J? os jovens necessitam ser ouvidos para se comunicar tanto na forma oral, quanto na forma gestual e escrita, inclusive nessa ?ltima com a uma escrita at?pica criada atrav?s da internet.

As crian?as utilizam a voz em forma de gritos para serem ouvidas ou trocam as letras, muitas vezes, para chamar a aten??o, principalmente quando percebem que os adultos acham engra?adinho.

A voz est? em todas!

A diferen?a da voz para a fala ? que uma ? o que falamos e outra ? como falamos.

Voz passa sensualidade, agressividade, ternura, humildade, compreens?o, indecis?o, inseguran?a, medo, ansiedade, seguran?a e outros.

Incr?vel como a voz irritada causa mal estar, j? a voz segura e serena passa tranq?ilidade. Assertividade transmitida na voz ? componente vital em qualquer entrevista, levando ao sucesso.

A voz infanlizada n?o traz confian?a ou credibilidade.

"Solto a voz nas estradas, j? n?o posso parar"... ? quando se chegou ao limite.

"A voz do povo ? a voz de Deus" ? quando se acredita que quando a maioria vervaliza a mesma coisa indica que o que est? sendo dito traduz a verdade.

"Voz santa" passa for?a.

O sem voz se n?o ? silencioso foi silenciado

A express?o "? hora de submergir" indica: ? hora da calar a voz.

Voc? n?o tem voz se: n?o sabe ouvir, sempre d? sua opini?o, sempre levanta o tom de voz para falar, n?o deixa a outra pessoa falar, precisa sempre ter a palavra final.

Podemos ficar aqui falando e falando da voz, mas o fundamental mesmo ? prestar mais aten??o na voz do pr?prio esp?rito.


Ana Stuart
? psic?loga e terapeuta familiar

Sobre quais temas (da ?rea de psicologia) voc? quer ler novos artigos nesta se??o? A psic?loga Ana Stuart aguarda suas sugest?es no e-mail viver_psique@acessa.com.