De auxiliar de escritório a Destaque do Com?rcio

Por

De auxiliar de escrit?rio a Destaque do Com?rcio Carlos Alberto da Silva est? na mesma empresa h? quase 17 anos e tem o reconhecimento do patr?o, dos amigos e da fam?lia


Marinella Souza
*Colabora??o
13/11/2008

Aos dez anos de idade, Carlos Alberto da Silva (foto ao lado) j? trabalhava. Ele e seu irm?o vendiam p?o para ajudar no sustento a fam?lia de nove filhos e dos pais na buc?lica Bom Jardim de Minas. Quem relembra essa hist?ria ? a m?e do vencedor do pr?mio Destaque do Com?rcio 2008, Cec?lia da Silva.

"Eu morava na zona rural e sa? de l? para estudar meus filhos. Passamos muita dificuldade, nem queira saber...", declara Cec?lia, sem esconder o orgulho pelo progresso do filho.

Carlos come?ou a trabalhar na empresa que o consagrou a quase 17 anos. Come?ou como auxiliar de escrit?rio, passou para gerente de credi?rio, gerente de vendas e, em janeiro de 2008, assumiu o posto de supervisor administrativo, comandando as duas lojas de m?veis e o dep?sito que a empresa mant?m, h? d?cadas, em Juiz de Fora.

T?cnico em Contabilidade e Processamento de Dados, Carlos Alberto conquistou quase 15 mil votos no pr?mio que valorizou os trabalhadores do com?rcio na cidade, promovido pela C?mara dos Dirigentes Lojistas (CDL/JF). O segredo de tanto sucesso? "Atender bem, ser simp?tico, a for?a do nome da loja", fatores que o vencedor resume em duas palavras: "simplicidade e amizade".

A premia??o

Funcion?ria da mesma empresa que Carlos, sua esposa, Marli Am?lia Campos e Silva conta que a indica??o do marido foi feita ?s escondidas. Carlos n?o sabia de nada at? o momento em que teve que assinar o curr?culo.

"Quando o senhor Jos? (o patr?o) recebeu a carta falando do pr?mio me chamou na sala dele e disse: 'vamos indicar o Carlos!' Eu concordei na hora. Peguei toda a documenta??o necess?ria sem que ele soubesse. Eu fiquei louca para contar, mas n?o podia porque o senhor Jos? me pediu segredo", relembra.

"Eles s? me contaram quando eu tive que assinar o curr?culo para enviar. Eu disse ao senhor Jos? que preferia que fosse um outro funcion?rio da empresa, mas ele me disse que eu estava fazendo um bom trabalho, que o ajudei a reerguer a empresa. S? me restou agradecer", diz Carlos.

Foram inscritos 538 funcion?rios de diversas empresas da cidade e apenas nove foram escolhidos para concorrer ao pr?mio. Quando soube da premia??o, Carlos mobilizou toda a fam?lia. Os amigos, funcion?rios e clientes da loja se esmeraram na campanha e o resultado foi surpreendente: 14.531 votos. "Eu n?o esperava tanto", revela.

Cec?lia (foto abaixo, a esquerda) comenta que quando anunciaram o nome do filho como o grande vencedor ela n?o segurou a emo??o . "O cora??o dispara e voc? n?o segura, n?o. Tudo o que a gente viveu, tudo o que sofreu para chegar at? aqui passa na nossa cabe?a ao mesmo tempo", diz.

Enquanto a m?e se emocionava em sil?ncio com suas recorda?es, a esposa (foto ao lado, a direita) colocou para fora tudo o que estava sentindo. "Eu gritei, chorei, pulei, at? no palco eu subi", confessa sorrindo.

E ela n?o foi a ?nica a perder a voz no dia da festa. O grande vencedor tamb?m n?o poupou gritos e emo?es. "Antes de anunciarem meu nome, meu pai, Geraldo Jos? da Silva, me disse: 'se prepara para tudo, se voc? perder j? ganhou por estar aqui.' Mas ?quela altura eu queria ganhar, mas tinha uma rede de supermercados muito forte na cidade concorrendo, estava com medo. Quando me chamaram, eu gritei muito", conta.

Apaixonada e orgulhosa, Marli declara: "N?o ? porque ? meu marido, n?o, mas ele merecia. Ele adora isso aqui. Eu costumo brincar que a empresa ? a amante dele porque ele passa mais tempo com ela do que em casa", brinca.

Hist?ria de Amor

A empresa pode n?o ser propriamente a amante de Carlos Alberto, mas n?o se pode negar que ela tem uma participa??o fundamental na hist?ria desse casal. Ele j? estava h? quatro anos na empresa quando Marli come?ou a trabalhar l?.

"Eu devo tudo a essa empresa. Se n?o fosse por ela, a gente n?o tinha se conhecido nem se casado" , comemora Marli. Juntos h? oito anos, o casal planeja dar um passo a mais na rela??o. "Se tudo der certo, no ano que vem vamos ter um filho", comenta o sorridente Carlos.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social na UFJF