Tupi promete mais empenho nos próximos jogos

Por

Tupi promete mais empenho nos pr?ximos jogos Depois de uma derrota e um empate, Tupi vence equipe de Mirassol. T?cnico do Carij? acredita que ainda ? preciso trabalhar mais a defesa



Marinella Souza
*Colabora??o
14/07/2008

Na manh? do ?ltimo domingo, 13 de julho o Tupi teve sua primeira vit?ria contra o Mirassol. Depois de um susto logo aos dois minutos do primeiro tempo, a equipe da casa teve for?a para se recuperar e vencer os visitantes por 2x1.

O t?cnico Toninho Moura avalia positivamente a partida, mas mant?m os p?s no ch?o quanto ao jogo na casa do Mirassol no pr?ximo domingo, 20 de julho, ?s 16h.

Com a vit?ria do Tupi e o empate entre Noroeste e Ituiutaba na tarde de domingo, o Carij? segue na terceira posi??o na S?rie C do Campeonato Brasileiro.

"O desempenho hoje foi bom, a equipe melhorou em rela??o ao jogo de quarta-feira contra o Ituiutaba, mas os jogos n?o se repetem. Cada jogo ? uma hist?ria. Vamos preparar nossa equipe para estar melhor no pr?ximo jogo contra o Mirassol", diz.

O jogo come?ou equilibrado e o Tupi teve mais posse de bola a partir dos dez minutos, desperdi?ando a primeira chance de gol. Mas o atacante Allan logo trouxe a reden??o do time, sacudindo a rede advers?ria aos 12 minutos de jogo.

O gol desestruturou a equipe do Mirassol que acabou abrindo a guarda e dando chance para o time da casa desempatar aos 36 minutos do primeiro tempo, com mais um gol de Allan. Depois disso, as redes de ambos os times ficaram ?rf?s de gols.

Oportunidades n?o faltaram, mas o Tupi perdeu muitas chances, o que preocupa o t?cnico, visto que o saldo de gols ? crit?rio de desempate. "Criamos muitas oportunidades e n?o conseguimos converter, isso ? perigoso. Por isso vamos continuar experimentando, com dois atacantes e dois armadores. N?o vamos desistir da vit?ria nunca", garante.

O t?cnico revela que o time vai continuar buscando a vit?ria a qualquer custo e desafia: "n?s nunca vamos ver o Tupi encurralado l? atr?s, se isso acontecer vai ser por causa da qualidade do momento, n?o por ordem do treinador".

Futuro

Toninho diz que ainda ? cedo para falar em mudan?as t?ticas no time, mas demonstra disposi??o para levar o time para frente no Campeonato Brasileiro. "Agora ? muito trabalho, muita dedica??o e buscar evoluir dentro daquilo que aprendemos de bom hoje. Assim como aprendemos com a partida contra o Ituiutaba, vamos buscar sempre o melhor", diz.

Apesar do bom desempenho da defesa do time, que conta com Sidnei e Reginaldo, o t?cnico acredita que ainda ? preciso trabalh?-la mais porque os jogadores tentaram adivinhar os lances do advers?rio. "Existia um jogador que fazia muito bem a barreira e com um jogador assim, n?o se adivinha. Com um jogador assim, voc? n?o d? o seu corpo para que ele fa?a a parede, voc? procura se posicionar melhor".

Agora, Toninho conta que vai avaliar o teipe e estudar melhor as pr?ximas partidas. Quanto ao jogador Roniclei, clamado pela torcida no jogo de domingo, o t?cnico explica que s? n?o o aproveitou porque n?o podia fazer mais uma substitui??o, mas promete que nenhum jogador vai ficar de fora. "Grupo se faz assim, sabendo tirar proveito e o m?ximo de cada um".

O t?cnico comenta que a atua??o de Allan contra o Mirassol n?o o surpreendeu. Apesar de o jogador n?o ter apresentado bons resultados at? agora, Toninho sempre confiou no potencial dele. "Ele ? um rapaz de personalidade, de brio, de valor. ? um cara da cidade, que temos que apoiar a apostar nisso".

Pol?mica

Uma quest?o pol?mica ronda o meio esportivo desde a semana passada. Trata-se da libera??o do campo do Tupi para apenas 30 minutos de treino, Toninho n?o concorda com a decis?o e pede que isso seja revisto.

"Tem que haver coer?ncia. Sei que a gente pode extrapolar vindo treinar duas vezes aqui, mas agora vamos ficar 15 dias longe daqui. Tem que haver pondera??o, no m?nimo capacidade de refletir, discutir porque com o Tupi vitorioso, Juiz de Fora ? divulgado, envolve um contexto muito grande".

Para o t?cnico, toda a estrutura do campo n?o pode servir como um fator de desequil?brio para o Tupi, ao contr?rio, deve ser uma arma para o bom desempenho do time.

A arbitragem que no jogo contra o Ituiutaba foi vista de forma negativa pelo t?cnico, dessa vez, agiu corretamente, na sua avalia??o. "Eu n?o gosto de atribuir resultados ? arbitragem. Apesar de n?o terem dado dois p?naltis, o time teve for?a para sair. O cara n?o deu o p?nalti, mas voc? tem que ter for?a para sair naturalmente", arremata.

A torcida que ? pouca, mas barulhenta, agradece o empenho do t?cnico e sai do est?dio satisfeita com o resultado. Os 1.234 torcedores que compareceram ? partida apoiaram o Tupi durante todo o tempo e n?o deixou o time desanimar no primeiro gol e agora est? mais confiante e com mais sede de gols.

*Marinella Souza ? estudante de Comuica??o Social na UFJF