Natal na Arquidiocese será marcado por Cantatas e Autos de Natal

Por

Natal na Arquidiocese ser? marcado por Cantatas e Autos de Natal
Quarta-feira, 16 de dezembro de 2015, atualizada às 12h50

Natal na Arquidiocese será marcado por Cantatas e Autos de Natal

O período anterior ao Natal é cercado de muita preparação e expectativa. Além da tradicional novena, realizada pelos fiéis nas paróquias, comunidades e casas, os dias que precedem o nascimento de Jesus Cristo é marcado por diversas manifestações artísticas, como cantatas e autos de Natal.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, diversas paróquias prepararam apresentações e encenações que vão tornar ainda mais bonita a espera pela chegada do Menino-Deus.

Cantatas

A programação artística na Arquidiocese de Juiz de Fora será aberta nesta quarta-feira, dia 16 de dezembro, na Paróquia São Mateus. O coral da paróquia apresentará a cantata “O Natal dos Anjos”, que ainda contará com a participação dos corais Cesama e Pró-Música. O evento está marcado para as 20h, na Igreja São Mateus. A entrada é franca, mas a organização pede a colaboração de um quilo de alimento para doação. O endereço da Igreja São Mateus é Rua São Mateus, 629 – São Mateus.

Neste sábado, 19 de dezembro, a Catedral Metropolitana sediará a segunda edição da Cantata de Natal do Coral Arquidiocesano Benedictus. A apresentação será às 20h30, no interior da igreja. Os convites para a cantata podem ser adquiridos na secretaria paroquial da Catedral ou na hora. O valor é R$ 5. A Catedral Metropolitana fica na Rua Santo Antônio, 1201 – Centro.

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Francisco Bernardino, receberá a outra apresentação marcada para o dia 19. A Igreja Matriz receberá o Coral dos Arautos do Evangelho, que participará da missa das 19h e fará Cantata Natalina após a celebração. A Matriz Nossa Senhora de Lourdes fica na Avenida Juscelino Kubitschek, 790.

Ainda no sábado, às 20h30, haverá Cantata de Natal na Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião, em Santos Dumont/MG. Na ocasião, os músicos, cantores e corais da paróquia se apresentarão para a comunidade. A igreja fica na Rua Quinze de Fevereiro, 1610 – São Sebastião.

No domingo, 20 de dezembro, haverá um Concerto de Natal do Coral Pró-Música/UFJF às 20h30, na Igreja da Glória. O endereço é Av. dos Andradas, 855 – Morro da Glória.

No dia de Natal, 25 de dezembro (quinta-feira), Juiz de Fora volta a receber uma apresentação no bairro Progresso, mais especificamente, na Igreja Matriz da Paróquia Divino Espírito Santo. O Grupo Jovem Juppter promoverá, às 19h, uma Cantata de Natal com o tema “O amor precisa nascer”. A Matriz fica na Rua José Antônio Benhame, 159.

Encenações

Na véspera de Natal, 24, Juiz de Fora sediará a tradicional encenação do nascimento de Jesus realizada na Igreja Matriz da Paróquia Santa Luzia. O Auto de Natal, de responsabilidade do “Grupo Semana Santa”, será realizado às 19h30 e envolverá cerca de 30 paroquianos, entre atores e produção.

Segundo o grupo, o texto apresentado em 2014 passou por uma série de alterações, visando dar mais credibilidade e consistência às cenas. A história começa com o encontro casual de uma pessoa atrasada para a missa depois de várias compras e um morador de rua. Dessa parceria inesperada surge a conversa sobre uma das datas mais importantes do calendário cristão: o nascimento do Rei dos Reis. A apresentação buscará resgatar o valor da vinda de Jesus, com cenas clássicas das peças de Natal, musicais e um pouco de comédia.

O endereço da Igreja Matriz Santa Luzia é rua Ingrácia Pinheiro, 160 – Santa Luzia.