Um bom negócio
Consultorias oferecem qualidade e garantia
na hora de abrir um negócio

Flávia Machado
14/03/02

Uma boa idéia não basta para um negócio dar certo. É preciso saber onde, como e quando investir. E para não meter os pés pelas mãos, o mais importante nessas horas é procurar ajuda de consultorias especializadas. Elas atuam desde a pesquisa de mercado até o lançamento do produto, acompanhando e orientando no desempenho das empresas, com assessoria administrativa, jurídica e de informática. Para quem acha que não tem condições financeiras para o investimento, pode estar enganado.

As chamadas empresas juniores são o melhor exemplo disso. Com qualidade indiscutível e preços muitas vezes abaixo dos praticados no mercado, elas vem conquistando clientes de grande, médio e pequeno porte. A Campe, empresa júnior das Faculdades de Economia e Administração da UFJF, é uma das mais solicitadas. Com qualidade atestada pelo certificado ISO 9001, o reconhecimento ficou em pé de igualdade com outras grandes empresas do ramo.

Com dez anos de experiência, e sem fins lucrativos, a empresa júnior é administrada somente por alunos das faculdades e presta consultoria e assessoria em marketing, recursos humanos, finanças e também na área jurídica, como explica o diretor vice-presidente, Bráulio Salles Borges. Além disso, oferece consultorias em empresas já constituídas, com levantamento e análise de custos, pesquisa de clima e descrição de cargos e salários. "Uma espécie de raio X da empresa", completa Bráulio. Entre seus clientes, estão a DaimlerChrysler, Cia. Paraibuna de Metais, Alameda, Lacreme e Cine Theatro Central.

A pioneira na cidade é a Masci - Machado Sobrinho Consultoria Integrada, que já existe há 12 anos e desenvolve pesquisas de mercado, planos de negócios e de carreira. Atuando com alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Machado Sobrinho, a empresa júnior tem como clientes a José Rocha Empreendimentos, a Pif Paf e o Rodoviário Camilo dos Santos. O diretor de marketing, Rodrigo Martins de Oliveira, ressalta que, além de consultorias em empresas privadas, a Masci também desenvolve projetos na área social, em associações e instituições de caridade.

Na área de informática, mas também atuando como empresa júnior da Faculdade de Ciência da Computação da UFJF, existe a Base Três, que presta consultoria em desenvolvimento de software e web, e na promoção de cursos. Como define o diretor-presidente, Marcos Henrique Fonseca Ribeiro, o projeto é estipulado de acordo com a análise do produto ou daquilo que o cliente deseja. E tudo vai depender do know-how adquirido pela empresa. "Existe uma avaliação da necessidade do cliente e se a Base Três tiver condições de desenvolver um projeto com qualidade, nós vamos fazê-lo", diz Marcos.

O proprietário da Padaria Linda, João Monteiro, não abre um negócio sem antes pedir uma consultoria. Ele conta que quando foi abrir um restaurante em São Mateus, optou pela experiência de uma empresa júnior e não se arrepende. "O trabalho deles é excelente. Fui aconselhado a abrir o restaurante e ele está há dez anos funcionando. Acredito que 80% das empresas que não buscam assessorias fecham rapidamente suas portas", constata. Em outro momento, quando quis abrir uma casa de frios, também em São Mateus, foi desaconselhado. E ele diz que seguiu à risca as orientações da empresa júnior que contratou.

Consultorias e contatos

Masci - Machado Sobrinho Consultoria Integrada
Consultoria em administração e contabilidade
tel: (32) 3217-8587

Base Três:
Softwares, web e treinamento de pessoal
www.basetres.com.br
tel: (32) 3229-3301

Campe Consultoria Jr.:
Consultoria e assessoria administrativa
www.campe.com.br
tel: (32) 3229-3529

Unidata:
Pesquisas de opinião e planejamento
tel: (32) 3229-3106

Acesso:
Comunicação, assessoria e projetos
www.acesso.com.br
tel: (32) 3229-3602

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.