Produzindo um desfile

Por

Produzindo um desfile Trabalho incessante muito antes do grande dia

S?lvia Zoche
Rep?rter
18/04/2007

ACESSA.com multim?dia:
Veja as fotos
Cobertura fotogr?fica:

Muito glamour, beleza, corpos esbeltos, maquiagem e cabelos impec?veis de acordo com a tend?ncia da moda e plat?ia curiosa com os desfiles que costumam acontecer a cada nova esta??o do ano.

Mas o trabalho desenvolvido antes da concretiza??o dos desfiles pouca gente conhece. Buscar apoio, patroc?nio, contactar lojas, selecionar o casting de modelos, os profissionais do staff... S?o tantos os detalhes que s?o necess?rios v?rios meses em busca da perfei??o para o grande dia.

E para produzir um evento deste estilo, dedica??o e gosto por moda s?o essenciais. Segundo os produtores de moda, Jo?o Paulo Braga (foto ao lado, ? esquerda) e Diogo Augusto (foto ao lado, ? direita), a movimenta??o para o desfile de inverno 2007, que aconteceu no dia 13 de abril, come?aram em dezembro do ano passado. "s?o muitos detalhes", lembra Jo?o Paulo.

Depois de fechadas as lojas, eles partem para a escolha das pe?as que v?o mostrar as tend?ncias. "O diferencial ? a assessoria na produ??o, que nenhum outro evento tem", diz Jo?o, que juntamente com Diogo, vai at? o lojista para escolher as melhores roupas para o desfile. "? quase um servi?o de personal stylist", completa Diogo.

Em Juiz de Fora, os produtores comentam que "normalmente, os desfiles s?o comerciais, a moda como show n?o tem espa?o na cidade ? o enfoque principal s?o as vendas". Jo?o completa, dizendo que "as pessoas assistem aos desfles e depois querem ir direto para a loja comprar o que viram na passarela".

No dia do desfile, os dois produtores recebem a ajuda do staff, profissionais escolhidos por ele para dar os ?ltimos retoques ao evento. "A gente chega umas dez horas antes do hor?rio marcado para come?ar".

Separar as roupas, os sapatos, fazer a maquiagem de todos os modelos e at? chamada ? feita minutos antes de entrarem na passarela para que tudo ocorra bem.

A verifica??o do som, que vai dar o compasso, distribuir os panfletos das lojas participantes pelas cadeiras onde o p?blico vai se acomodar, e fazer de tudo para come?ar na hora marcada, para que todos possam ver as tend?ncias do come?o ao fim.

Eles contam que a inten??o foi mostrar o produto de lojas que, normalmente, n?o participam de desfiles de moda. "Cada loja tem um estilo diferente e p?blico diferente e mesmo sendo um desfile de inverno, vai ter sunga, bermuda, lingerie e roupa ?ntima masculina", diz Jo?o Paulo, que d? as ?ltimas coordenadas para os modelos (foto ? direita, acima) antes de desfilarem.

Entra modelo, sai modelo e a correria para a troca de roupas vai at? o fim do desfile, mas o frisson permanece mesmo depois do evento para Jo?o Paulo Braga, que precisa saber qual foi a vis?o dos espectadores. A partir destas informa?es, ? poss?vel descobrir os pontos altos e baixos do acontecimento.

E para quem acha que analisados os pr?s e contras, o trabalho acabou, se engana. Antes mesmo da segunda edi??o do Juiz de Fora Fashion acontecer, Jo?o Paulo e Diogo revelaram que a terceira edi??o, desfile ver?o 2008, j? est? com metade da produ??o fechada. "A previs?o ? de que aconte?a durante dois dias em vez de um, em setembro", comentam. E entre as edi?es, eles j? organizam um bazar de moda tamb?m.