Decoração: Piscinas

Por

Piscinas para todos os gostos
O formato e os cuidados com a manuten??o devem ser levados em conta na hora da escolha de sua piscina

S?lvia Zoche
Rep?rter
23/11/05

Clique no ?cone ao lado e assista o que o engenheiro e dono de uma loja de piscinas, Edson Dorini, fala sobre a seguran?a

Colocar uma piscina em casa ou apartamento pode ser garantia de festa e curti??o para fam?lia e amigos. S? que ? preciso pensar em alguns detalhes importantes, como a estrutura do solo, a higiene, manuten??o, seguran?a, economia e at? a ilumina??o, caso voc? queira sair do tradicional azul, como na foto ao lado. Tudo isso antes de comprar a t?o sonhada piscina, para n?o gerar dor de cabe?a depois (leia a mat?ria).

Manuten??o
Tomou as provid?ncias necess?rias, ? hora de manter sua piscina novinha em folha por anos a fio. ? recomend?vel ter um sistema de filtragem para facilitar o trabalho de higieniza??o. Segundo o engenheiro mec?nico, Edson Dorini (foto acima), o filtro em poli?ster consegue absorver part?culas que n?o s?o vistas a olho nu, de at? seis micras (um micra equivale a mil?sima do mil?mitro). "Normalmente, os sistemas de filtragem com areia absorvem at? 20 micras somente. Al?m disso, todo ano a areia deve ser trocada, j? o filtro de poli?ster n?o", explica Dorini.

Quanto ao tempo de dura??o, a facilidade de limpeza s?o nas piscinas de fibra de vidro, j? que as de vinil devem ter um cuidado maior, porque objetos pontiagudos podem perfur?-la com mais facilidade. A de alvenaria ? ainda mais trabalhosa, porque exige a limpeza dos rejuntes, al?m dos azulejos ou pastilhas. "A limpeza da piscina de fibra demora cerca de 45 minutos. A de vinil, entre uma hora e duas", relata o engenheiro.

A pintura da piscina tamb?m influencia higiene. Pinturas que s?o impermeabilizadas contribuem para que a sujeira n?o agarre. "A pintura gel coat ? um gel de resina especial, mais parafina e impermeabilizante e que, al?m de contribuir na limpeza, deixa o material com brilho", indica Dorini.

Economia
Al?m da manuten??o contribuir para que se economize - j? que ser? poss?vel aumentar a durabilidade da piscina -, uma dica ? fazer piscinas que n?o sejam quadradas ou retangulares.

"Ningu?m fica l? no canto da piscina, naquelas bordas, quando a piscina ? retangular ou quadrada. Com isso, ? ?gua e energia el?trica que se gasta mais", explica Dorini.

O despreparo da m?o-de-obra traz dor de cabe?a e no bolso. Qualifica??o de profissionais ? essencial na hora da instala??o. "? preciso ter um controle de qualidade. Se queimar alguma etapa, o trabalho d? errado", ressalta.

Seguran?a
A profundidade m?xima da maioria das piscinas prontas chega a 1,50m, o que garante mais tranq?ilidade para quem usa. Mas um ponto enfatizado por Dorini ? a suc??o fechada usados em algumas piscinas. Sabe aqueles buracos nas paredes da piscina, que se colocar a m?o, ele puxa com muita for?a? Isso ? perigoso e pode levar at? a morte. O que Dorini indica ? o uso de suc??o aberta que fica junto ao filtro, fora da piscina, sem risco de contato.

Apesar da durabilidade ser a mesma com rela??o ao uso de escadas de alum?nio e ABS, esta n?o libera inox e alum?nio, o que traz mais seguran?a ? sa?de.

Piscina em apartamentos
Construir piscinas em apartamentos que n?o sejam no t?rreo n?o ? complicado, mas ? preciso saber se a constru??o comporta o peso. Existem tamanhos diferentes e espec?ficos para constru?es menores.

A piscina, neste caso, deve ficar acima do n?vel do ch?o, claro. E para isso, pode ser feito com assentamento de concreto armado e madeira. O t?cnico em instala??o de piscinas, Edson Dorini Junior (foto ao lado), lembra que a forma suspensa ? tamb?m usada em resid?ncias no t?rreo e n?o somente em apartamentos.

Cores
Quer sair do azul b?sico da piscina de fibra ou vinil? Que tal uma piscina verde, lil?s, amarela... Sim, ? poss?vel, usando ilumina??o apropriada para isso. As luzes s?o colocadas embaixo d'?gua - existe at? kit completo usando fibra ?tica - com l?mpadas vedadas e de baixa voltagem. S? que elas v?o mudar de cor somente ? noite.

J? as piscinas de alvenaria mudam de cor de acordo com o azulejo ou pastilhas que for colocado. ? bom pensar bem, porque para trocar de cor s? refazendo tudo.