Yanna

Por

Yanna Paix?o pela m?sica, dedica??o e estudo te?rico. Ingredientes do sucesso da cantora que acaba de gravar o seu primeiro CD

Fernanda Leonel
Rep?rter
12/07/2006

Clique no ?cone ao lado para ver e ouvir a cantora Yanna interpretando sucessos de Chico Buarque de Hollanda e Z?lia Duncan. Palinhas especialmente preparadas para o portal ACESSA.com!



Ela ? apaixonada pelo que faz. Impress?es e opini?es a parte, fica dif?cil n?o descrever Yanna sem dizer que ela retoma o amor pela m?sica a cada resposta que d?.

Yanna ? metaf?rica, e usa muito bem as palavras, seja para para descrever o papel do artista, seu sonho de viver de m?sica ou a import?ncia da profiss?o que escolheu para sua vida.

Ponto positivo para quem pretende viver de m?sica: com as palavras e frases sempre certas na boca, fica mais f?cil para a cantora, abrir a express?o e a emo??o para compor. Atividade que n?o ? nova no cotidiano da artista, mas que nos ?ltimos tempos se tornou fundamental para os rumos que ela pretende dar ? sua carreira.

A inspira??o para compor vem somada ao fato que a jovem de 19 anos, canta e toca viol?o e instrumentos de percuss?o. Nos shows que faz em estilo ac?stico, ela mesmo se acompanha e cria as modifica?es vocais e harm?nicas que v?o diferenciar o seu show de um simples cover.

Yanna est? se firmando como um jovens nomes mais conhecidos do cen?rio cultural de Juiz de Fora. A m?dia de shows por m?s se aproxima do n?mero 15, e o p?blico cativo, que est? com ela em todas as casas noturnas que se apresenta, tamb?m cresce a cada dia. Um f? clube j? ficou oficial e at? mesmo a cantora fica surpresa com a rapidez que seu trabalho est? sendo reconhecido.

"Juiz de Fora tem uma capacidade incr?vel de dar g?s ? carreiras art?sticas. Acho muito legal, como, por exemplo, eu toco aqui no centro e vejo a repercuss?o disso do outro lado da cidade. Isso ? uma caracter?stica daqui, mesmo se tratando de uma cidade grande", complementa.

O come?o de tudo...

Yanna parece n?o ter optado por acreditar na velha hist?ria de que "filho de peixe, peixinho ?". Contrariando qualquer influ?ncia gen?tica de m?e, pais, av? ou bisav?, ela ? a primeira da fam?lia a se aventurar no ramo da m?sica.

A cantora conta que foi por volta dos 11 anos que realmente resolveu abra?ar os planos da magia do som na sua vida. Aos sete, j? tinha ganhado um pandeiro de um amigo da sua m?e e se interessado por instrumentos de percuss?o, mas foi nos quatro anos seguintes que a hist?ria ficou mais s?ria.

Aos 11 anos ent?o, entrou na t?o sonhada aula de viol?o, e, para ter o instrumento em casa para treinar, trocou um rel?gio de marca que tinha ganhado da m?e pelo instrumento. O "escambo" aconteceu com uma amiga que n?o ligava l? muito para o instrumento de cordas. Sorte para a cultura juizforana. Depois do primeiro contato, ela n?o parou mais.

Aos 14 anos, resolveu investir na parte te?rica da m?sica, por entender que teoria e pr?tica devem caminhar lado a lado. Decis?o tomada e que rendeu bons frutos como destaca Yanna. Nesse crescimento conjunto, ela conheceu m?sicos, compartilhou informa?es e dicas, e resolveu come?ar a carreira em bares da cidade.

No come?o, tudo acontecia em forma de "palinhas". A cantora pedia oportunidades em meio a shows de outros artistas e come?ou a agradar. Foi ent?o que a palinha de uma m?sica cresceu e deixou de ser improvisada para ser combinada. Yanna preparava repert?rios com dura??o de uma ou duas horas, para inserir no in?cio, meio ou fim da apresenta??o de algum outro m?sico.

Foi ent?o que menos de um ano depois, ela j? estava com seu pr?prio show montado e data nas agendas das casas noturnas reservadas s? em seu nome. Aos 15 anos, Yanna j? animava plat?ias acompanhada apenas, do seu insepar?vel amigo viol?o.

Atualmente Yanna se divide entre a agenda lotada de shows em Juiz de Fora e a faculdade de m?sica no Rio de Janeiro, e continua, segundo sua pr?pria defini??o, subindo os degraus necess?rios para uma carreira em m?sica.

CD chegando
O primeiro CD da carreira da cantora deve ficar pronto em, no m?ximo, 15 dias. O trabalho independente j? est? em fase final de mixagem e espera somente e impress?o das capas para cair no gosto do p?blico juizforano.

S?o onze faixas, que como o pr?prio nome do disco adianta, pretende levar um pouco da experi?ncia da artista nas noites. Yanna, o melhor da noite, tr?z interpreta?es que prometem estar recheadas da personalidade musical da cantora. M?sicas que v?o de Djavan a Nando Reis, e que dividem espa?o no disco com quatro faixas compostas por Yanna.

Essa ? a primeira vez que letra e m?sica da cantora entram em faixas de CD?s. A garota, que carrega um caderninho para todo lugar que vai para anotar poss?veis pensamentos que podem virar m?sica, diz que j? tem aproximadamente 30 can?es que est?o prontas para serem gravadas.

Um detalhe interessante do CD ? que o viol?o, a guitarra e os instrumentos de percuss?o do foram gravados pela pr?pria Yanna. "Eu valorizo muito o aprendizado constante. Estou em dedicando ? m?sica e queria que esse disco tivesse a minha cara. Uma das formas que encontrei de fazer isso, foi participando dele tamb?m na parte de execu??o dos intrumentos", complementa.

Perguntada sobre o futuro, Yanna ? enf?tica: j? vivo e quero continuar a viver de m?sica. Ela acredita que as dificuldades existem, mas que toda carreira tem momentos sacrificados e que isso n?o pode ser impedimento para que o sonho fique pelo meio do caminho. "E trabalhar com m?sica ? meu sonho, meu destino", resume, para n?o deixar nenhuma d?vida pairando no ar.