UBS vão ficar abertas na hora do almo?o para vacinação contra febre amarela

Por

UBS v?o ficar abertas na hora do almo?o para vacina??o contra febre amarela
Terça-feira, 16 de janeiro de 2018, atualizada às 17h09

UBSs vão ficar abertas na hora do almoço para vacinação contra febre amarela

Da redação

A partir desta sexta-feira, 19 de janeiro as 63 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juiz de Fora ficarão abertas durante o horário de almoço, das 11h às 13h, exclusivamente para a aplicação das doses de vacina contra febre amarela. Com esta medida, a Secretaria de Saúde pretende ampliar a cobertura vacinal contra a doença. O horário especial irá funcionar até o dia 2 de fevereiro. O reforço foi anunciado um dia depois da Prefeitura confirmar a morte de três macacos por febre amarela na cidade.

A pasta destaca que o horário de quinta-feira, quando as UBS encerram as atividades assistenciais às 15h, para realização de reuniões internas, será mantido.

Outra medida adotada neste sentido é a realização do sábado especial, 20 de janeiro, de intensificação vacinal contra a febre amarela. Neste dia, 66 postos de vacinação estarão abertos das 8h às 17h aplicando exclusivamente as doses contra a febre amarela. Além das 63 UBS, os departamentos de Saúde da Criança e do Adolescentes e do Idoso farão a vacinação. A novidade é que o posto do PAM Marechal será substituído pelo Espaço Cidadão, para melhor atender à população.

A orientação é de que os usuários cheguem nas unidades de saúde até as 15h, para garantir o atendimento com tranquilidade e o fechamento dos locais às 17h.
Podem se vacinar crianças a partir dos 9 meses e adultos até 59 anos. Grávidas e idosos somente com avaliação e indicação médica. É necessário levar apenas o cartão de vacina e, caso o cidadão não o tenha, o mesmo poderá ser adquirido na própria unidade de saúde com apresentação do documento de identidade.

A Secretaria de Saúde segue orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconizam dose única contra a febre amarela para garantir a proteção pela vida toda.