Juiz-foranas amamentam mais que mulheres do resto do mundo

Por

Segunda-feira, 1 de agosto de 2011, atualizada às 19h22

Juiz-foranas amamentam mais que mulheres do resto do mundo

Aline Furtado
Repórter

No primeiro dia da Semana Mundial da Amamentação, nesta segunda-feira, 1º de agosto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que menos de 40% das crianças menores de seis meses em todo o mundo são alimentadas exclusivamente com leite materno.

Contudo, o número reflete uma realidade diferente da vivida em Juiz de Fora. De acordo com a pediatra e coordenadora do Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno da Santa Casa, Maria Zélia Tavares Moreira, embora não haja, na cidade, um levantamento a respeito do aleitamento, é possível afirmar, em sua vivência clínica, que até o quarto e o quinto mês de vida, cerca de 80% das crianças são amamentadas exclusivamente com o leite humano. "O trabalho que vem sendo realizado pelos profissionais traz bons resultados. Percebo, nos hospitais, que 99% das mães saem amamentando seus filhos após o parto."

A Semana Mundial da Amamentação foi criada como tentativa de aumentar os índices referentes à amamentação. Isso porque o aleitamento materno exclusivo constitui uma estratégia eficaz na redução da mortalidade infantil entre crianças menores de cinco anos. "O leite materno funciona como uma vacina, protegendo a criança de várias doenças." O leite humano é rico em proteínas, carboidratos, ferro, gordura, vitaminas e sais minerais.

Além dos benefícios para os bebês, o ato de amamentar protege a mãe contra o câncer de mama e ovário, contribui para que o útero volte ao tamanho normal, reduz a chance de hemorragia, ajuda a diminuir o peso pós-parto, retarda a volta da fertilidade, não tem custo e auxilia na produção de ocitocina, substância que diminui a ansiedade materna. Além disso, cria um forte vínculo entre mãe e filho.

Programação

Para celebrar a semana, o Serviço de Apoio ao Aleitamento Materno (Saam) da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora conta com programação especial, com tema Amamentação uma experiência em 3D. Confira.

Dia 2 de agosto - Local: 10º andar

  • 7h30 - Confraternização da coordenação do Saam, colaboradoras do 10º andar, médicos(as) ligados ao setor equipe do Saam;
  • 14h30 - Vídeos de amamentação para mães internadas;
  • 19h30 - Confraternização da coordenação do Saam, colaboradoras do noturno do 10º andar, médicos(as) ligados ao setor, equipe do Saam.

Dia 3 de agosto - Local: 10º andar

  • 15h às 17h - Oficina de Artesanato para as mães internadas, com a participação do Serviço de Psicologia.

Dia 4 de agosto - Local: 10º andar

  • 15h às 17h - Oficina de arte para as mães, com a participação do Serviço Social.

Dia 5 de agosto - Local: 10º andar

  • 9h - Entrega de presentes a mães internadas;
  • 9h30 - Encerramento com uma benção.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken