Tiago Guimarães Tiago Guimarães 11/09/2013

A influência da Gestão de Pessoas no desempenho individual

pessoasPrezado leitor, neste primeiro artigo tenho a oportunidade de compartilhar o papel da Gestão de Pessoas no desenvolvimento profissional. Ao longo dos próximos textos, apresentarei as relações dos direitos e deveres no ambiente profissional, para proporcionar uma maior sinergia entre o empregador e o empregado.

A área de Recursos Humanos a cada dia que passa assume um papel mais estratégico frente às organizações. Não faz muito tempo onde as empresas buscavam profissionais apenas como um meio de impetrar seus objetivos, sendo um "mal necessário". Com o passar dos anos, estas empresas entenderam que o colaborar capacitado e motivado proporciona um reflexo claro de melhores desempenhos, lucratividade e satisfação mútua. Diante deste cenário, surge a importância do Gestor de Pessoas, atribuindo a este a responsabilidade de reter e desenvolver os talentos que irão direcionar ao alcance de metas.

Sucede que a satisfação do indivíduo é um desafio para as organizações, tendo em vista que cada pessoa possui uma cultura e objetivos distinguidos dos outros. Já a motivação é fator intrínseco que se modifica a cada momento no ser humano, podendo ser afetado ou não por influências externas. É possível ratificar estes conceitos na Teoria Motivacional diagnosticada por Abraham Maslow, onde identifica-se a busca incessante pela auto-realização, através de ações que proporcionem as satisfações básicas e secundárias dos seres humanos. Considerando que a satisfação é dependente das características culturais de cada colaborador e que a motivação deve ser tratada como uma hierarquia de ações, este gestor de pessoas torna-se um articulador entre os interesses de sua equipe e as ações do nível estratégico.

Diante deste cenário "motivação x satisfação" aumenta-se a importância do gerenciamento de pessoas eficaz, determinando a participação do líder organizacional e as estratégias do desenvolvimento humano originado dos níveis estratégicos aos operacionais. O Gestor de Pessoas deve atuar como um motivador para cada integrante de sua equipe, não somente utilizando de táticas fornecidas pelas empresas, mas também do conhecimento cognitivo que proporciona uma sinergia nas áreas envolvidas. O desígnio atribuído ao gestor de pessoas na busca pela melhor performance humana, eleva o mesmo a teoria aplicada na Administração e nomeada como C.H.A., ou seja, Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Como desenvolver estas características? Como melhorar o seu desempenho individual e consequentemente auxiliar a sua equipe? Como transformar a sua equipe em um time? Estas são perguntas que um bom gestor de equipe deve adquirir como habilidades.

Conhecimento: é um fator importante para a análise crítica e reflexiva, provoca mudanças no comportamento, contribui para a auto-estima e proporciona maior segurança nas atividades. O líder tem a atribuição de identificar e extrair o capital intelectual de sua equipe, ocorrendo assim uma maior motivação, pois cada colaborar oferece aquilo que possui de melhor, enquanto a empresa se beneficia com uma maior qualidade nos serviços. Informação e conhecimento são essencialmente, criações humanas, e nunca seremos capazes de administrá-los se não levarmos em consideração que as pessoas desempenham, nesse cenário, um papel fundamental.

chaHabilidades: são as capacidades técnicas que um indivíduo possui para o desenvolvimento de uma tarefa. A habilidade origina-se com um conhecimento prévio ou, até mesmo, com um talento obtido por alguém. O fato é que com a prática este atributo melhora, e a capacidade do funcionário também, sendo assim, o gestor e a empresa que investem nos conhecimentos e habilidades de sua equipe, tendem a receberem como retorno, uma maior experiência nas ações. Há que se valorizar, investir e treinar as pessoas, pois assim como no esporte, música e teatro os treinamentos são de suma importância para o alcance dos objetivos, o mesmo deve ser considerado no ambiente profissional. Treinamento e Desenvolvimento elevam a habilidade, muitas vezes quando bem aplicadas proporcionam motivação, melhoria no trabalho individual e em equipe, podendo auxiliar no sucesso organizacional. Aquele que não pratica o que aprendeu pode sofrer um decréscimo em sua habilidade.

Atitude: as ações das atividades são essenciais para o desenvolvimento individual e coletivo. A proatividade é interligada a atitude, pois ambas partem do pressuposto da necessidade de agir antes mesmo que exigido, evitando assim um problema futuro. A Gestão de Pessoas deve incentivar aos seus liderados a agirem de acordo com o que é estabelecido, sendo que tal atitude somente é possível após obter conhecimentos e habilidades.

A boa gestão de pessoas influi diretamente no desempenho individual dos funcionários, portanto, para obter bons resultados é necessário investimentos nos talentos organizacionais. O líder eficaz constrói uma equipe eficaz, enquanto uma equipe madura constrói um líder seguro, isso é sinergia, a troca necessária para o crescimento almejado.

Agradeço ao Portal ACESSA.com pela oportunidade de escrever e aos internautas pelo apoio no desenvolvimento deste projeto!


Tiago Guimarães é formado em Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. Pós-graduado em Gestão de Logística pela UNICID (São Paulo), Pós-granduando em Gestão Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Especialização em Docência na Educação Profissional SENAI/CETIQT. Consultor de RH, Professor Universitário e Técnico, Empresário. Experiência nas áreas administrativas, recursos humanos e logística. Professor no Centro de Formação Profissional Senai de Juiz de Fora e na Faculdade do Sudeste Mineiro (FJF e FACSUM). Sócio-proprietário da loja Fraldas e Cia.

ACESSA.com - A influ?ncia da Gest?o de Pessoas no desempenho individual