Campanha Anual de Prevenção do câncer de prêstata é realizada em JF

Por

Campanha Anual de Preven??o do c?ncer de pr?stata ? realizada em JF
Quinta-feira, 1 de novembro de 2012, atualizada às 10h45

Campanha Anual de Prevenção do câncer de próstata é realizada em Juiz de Fora

Da Redação

Juiz de Fora sedia a Campanha Anual de Prevenção do Câncer de Próstata 2012, nos bairros Alto Grajaú, Marumbi, Filgueiras, Jóquei Clube I, Vila Esperança e Santa Efigênia (ver mapas). A iniciativa é uma parceria da Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde (Ssaps), com a Universidade Federal de Juiz de Fora e Faculdade Suprema (confira o cronograma abaixo).

O objetivo da ação é, além de diagnosticar precocemente o câncer de próstata, criar uma cultura de procura pelos serviços de saúde entre os homens.

Campanha

Colocando em prática a proposta da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish) do Ministério da Saúde (MS), a previsão é que, em cada unidade, sejam realizados cerca de cem exames. No total, 12 Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) vão disponibilizar os trabalhos preventivos. O público-alvo da campanha são homens com idade acima de 40 anos, e o atendimento ocorre em horários alternativos, oferecendo oportunidade de assistência também àqueles usuários que trabalham durante o horário de funcionamento normal das Uaps.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde (SS), no primeiro momento, a ideia da campanha é a sensibilização do homem para o autocuidado, assim como a sensibilização da mulher. A Campanha atende 1.749 homens.

Prevenção em 2011

Se comparado ao ano de 2010, o número atual de atendimentos representa 189% a mais que o último ano, quando foram assistidos 605 usuários. De acordo com a assessoria, do total de usuários assistidos, 12,6% foram encaminhados à realização do Antígeno Prostático-Específico (PSA) - exame de sangue que detecta níveis de alterações da próstata. Representando 1,9% do número de assistidos, 33 homens foram encaminhados a consultas específicas de urologia. Além disso, 12 usuários realizaram exame de biópsia para investigação de nódulos suspeitos na próstata (ver balanço da campanha em 2011).

  • Alto Grajaú – terça-feira (06/11)
  • Santa Efigênia – quarta-feira (07/11)
  • Marumbi – terça-feira (13/11)
  • Filgueiras – terça-feira (20/11)
  • Jóquei Clube I – quinta-feira (22/11)
  • Vila Esperança – terça-feira (27/11)

Os textos são revisados por Juliana França