Embalagem: uma poderosa ferramenta de marketing

Por



Artigo
Embalagem: uma poderosa ferramenta de marketing

::: 07/08/2007

Vis?o Geral

A embalagem que, no in?cio, era apenas para proteger, transportar, estocar mercadorias e anos depois com o papel de conferir uma identidade pr?pria atrav?s das marcas, atualmente com os fortes apelos de ecologia e de sustentabilidade empresarial, tornou-se um poderosa ferramenta de marketing.

No mix de marketing - 4 P's - a embalagem est? inclu?da no Produto junto com a qualidade, design, tamanhos etc. Conv?m lembrar que a embalagem representa 20% - 30% do custo final dos produtos e que seja tamb?m o item mais elevado no custo dos produtos que encontramos nas prateleiras dos supermercados.

Sabemos que cerca de 80% da popula??o est?o concentrados nos centros urbanos e que a embalagem ? essencial para que os produtos cheguem em bom estado em suas m?os. A embalagem ? um fator preponderante na vida das empresas e de seus consumidores, gerando e difundindo importantes valores na economia, movimentando cerca de mais de 33 bilh?es de reais na economia brasileira.

A grande percep??o por parte das empresas usu?rias de embalagens, independente de seu porte, foi o reconhecimento em agregar valor ao neg?cio.

Trabalhando com o objetivo de saber onde encontrar o consumidor, quais as suas necessidades, o que vai agradar e atra?-lo ao ponto-de-vendas consolida a embalagem como uma importante ferramenta para a pequena e m?dia empresa ao passo que as de maior porte podem dispor de cartazes, campanhas de comunica??o mais ricas, displays etc.

? bom esclarecer que a pequena empresa necessariamente n?o precisa ter "embalagens pobres" e sim, por ser um pa?s de empreendedores e inovadores, pode muitas vezes aproveitar a maior flexibilidade nas opera?es e ter maior rentabilidade em determinada linha de produtos se comparado a uma grande empresa.

Para os pequenos e m?dios empres?rios que n?o t?m acesso f?cil ao cr?dito e com poucos recursos dispon?veis, a embalagem ? o principal meio de comunica??o com seus consumidores.

Os pequenos j? compreenderam que ? mais vi?vel criar uma embalagem exclusiva e atraente do que criar um novo produto. Temos in?meros exemplos e dentre eles podemos citar o tradicional molho de tomate que da lata ? apresentado em embalagem de vidro ou o macarr?o que com a adi??o de outros ingredientes passou da conhecida embalagem flow pack para a embalagem que vai direto ao microondas e para ser consumido basta aquecermos.

Qual a import?ncia para a sociedade

A embalagem representa a aten??o da empresa para com o seu consumidor, garantindo a qualidade e o consumo seguro al?m das necessidades do consumidor - objetivas e reais - quanto ? expectativa com rela??o ao produto ofertado.

Com a utiliza??o da tecnologia no processamento e na embalagem dos produtos de consumo, cada vez mais as propriedades nutricionais s?o preservadas, s?o oferecidos produtos mais saud?veis e higi?nicos e a qualidade de vida tornando- se cada vez melhor.

A embalagem produz efeito desde a distribui??o e no processo como um todo, sendo ela boa ou ruim. A embalagem ruim tem o mesmo percurso que a boa embalagem, por?m com efeitos opostos n?o deixando entusiasmado os participantes do processo.

Os problemas & as solu?es

Conv?m lembrar que a embalagem n?o foi criada para apenas abrir e sim, fechar hermeticamente protegendo e preservando o produto, mantendo as suas propriedades. Para que tudo isto aconte?a ? necess?rio um grande investimento em tecnologia, mas como somos um pa?s de baixa renda, os empres?rios sentem dificuldade em aplicar as melhores e mais adiantadas solu?es.

Temos ferramentas que propiciam analisar o ciclo de vida desde o desenvolvimento da mat?ria-prima at? o descarte final do produto mesmo muitos pensando na quest?o do alto custo que isto representa. Muitas vezes, uma solu??o mais cara sob o ponto de vista ambiental, poder? ser mais barata socialmente ou poder? trazer a otimiza??o no transporte, ou seja, um maior volume transportado gerando menos cargas, menor consumo de combust?vel, menor emiss?o de poluentes.

A embalagem entra na composi??o do produto e ? um meio e n?o um fim. ? importante porque agrega significado ao produto reunindo v?rios componentes - marca, desempenho, ingredientes, atributos simb?licos e objetivos, emocionais etc - e entrega tudo isto ao consumidor. O consumidor n?o separa o produto da embalagem - muitas vezes para ele, tudo ? a mesma coisa.

Atualmente usamos a integra??o embalagem & internet e este conceito tem crescido tamb?m no Brasil - o consumidor ? encaminhado ao site do produto, faz o cadastro e atrav?s da senha recebida na embalagem ele passa a concorrer - ? algo novo que tem muito para ser desenvolvido e aproveitado na comunica??o com o mercado.

A embalagem e a preocupa??o ambiental

A preocupa??o ambiental ? algo novo que deve ser convenientemente explorado e que pode beneficiar o meio ambiente com o desenvolvimento e o crescimento da ind?stria de reciclagem de embalagem. Na cria??o de uma embalagem, o consumidor e a sociedade t?m pap?is importantes pois, n?o adianta criar embalagens recicl?veis se o consumidor n?o entender o seu papel de sapar?-la do res?duo org?nico.

Quando falamos em ecomarketing pensamos sempre que o material biodegrad?vel ? o melhor em termos de meio ambiente. Estima-se que no Brasil cerca de 30% dos alimentos sejam perdidos entre a lavoura e a mesa por defici?ncia ou falta de embalagem.

11 Raz?es da import?ncia da embalagem:
  • Desperta o entusiasmo da empresa pelo produto;
  • Estimula a equipe de vendas a vender bem;
  • Facilita a negocia??o com o varejo;
  • Chama a aten??o do consumidor - faz notar o produto na prateleira;
  • Informa eficientemente o diferencial daquele produto para o consumidor;
  • Deve despertar o desejo de compra - faz o consumidor pegar o produto;
  • Ajuda a vencer a barreira do pre?o pelo interesse despertado em comprar;
  • Agiliza o processo de compra - menos de 12 segundos para tomar a decis?o;
  • Faz efeito mesmo ap?s a compra - o benef?cio de uma compra em feita;
  • O visual marcante e atraente da embalagem far? o comprador repetir a compra;
  • Economia: volta ao processo produtivo pelo pela ind?stria da reciclagem.

Reflita bem Executivo: as embalagens que a sua empresa utiliza atendem ?s raz?es acima?


Clique aqui e mande sua pergunta,
esclare?a sua d?vida com rela??o
aos assuntos de marketing com
o consultor Roberto Monti.

Roberto Monti ? consultor de Marketing.
Co-autor do livro (IN)Fidelidade , Uma Quest?o de Qualidade
Clientes Sonham, Empresas Concretizam.
Editora Virgo - S?o Paulo, 09/2000