• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Embla Rodhes Escritor juizforano lança livro de romance que envolve polícia, religião, ciência e política, em clima de suspense

    Thiago Werneck
    Colaboração*
    12/06/2007

    Muita dedicação aos estudos e paixão pelo que faz. Com essa fórmula, o juizforano Embla Rodhes espera emplacar sua carreira de escritor. Autor do livro "Fugas e Luxúria" que traz uma novela e alguns contos, Embla lança sua segunda publicação: o romance "Æther",.

    A nova obra é fruto de um trabalho minucioso de leituras, pesquisas e fichamentos de livros feito durante dois anos. Mesmo tempo que o autor usou para escrever a história de Augusto Steiner, cosmólogo, que está em busca do quinto elemento: o Æther (veja o significado no vídeo ao lado).

    O livro traz uma trama que envolve roubos, chantagens e assassinatos. "Aqui, alta ciência, neopentecostalismo, esoterismo, bruxaria, cura, espiritualidade e tráfico de drogas caminham juntos, aparentemente com atitudes antagônicas", conta Embla.

    Para escrever as mais de 600 páginas do livro (foto abaixo), Embla usou toda a experiência adquirida em seus quatro anos de doutorado na França, pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade de Bordeaux. "Na época em que estudei na Europa e também quando fiz meu mestrado do Rio me distanciei da literatura. Mas toda essa experiência, principalmente em metodologia de pesquisa na França, foi essencial para que eu pudesse escrever essa obra e amadurecesse como escritor", observa.

    Desafios

    Gean O livro que depois de quatro anos, ficou pronto em 2004, demorou outros dois anos para ser lançado. A obra pôde ser publicada graças ao apoio de Incentivo a Cultura da Lei Murilo Mendes e é co-editado pela editora Nankin e Funalfa Edições. Agora, Embla quer promover a obra em São Paulo, Rio de Janeiro e posteriormente, em Belo Horizonte. O escritor aguarda apenas o patrocínio para realizar esse projeto.

    Além disso, para dar continuidade a Æther, uma novela dupla já está escrita e também aguarda verba para ser publicada. Embla destaca que ela se chama "Viagem no Sol". "O personagem principal é o mesmo, participando de duas novelas, sendo que uma completa a outra. Além disso, já estou escrevendo o romance "Hiperburguesia, um mundo cor-de-rosa". Minha expectativa é de lançá-los em breve", destaca.

    Paixão pela literatura

    Embla sempre gostou de escrever e, logo cedo, ganhou um concurso de redação no colégio. "Lembro que o tema era "Se eu ganhasse na loteria...". Gostando de escrever e de ler sempre recebi apoio dos professores e foi a Faculdade de Comunicação da UFJF que me direcionou e apontou meu caminho", conta. Outro prêmio em seu currículo é o de vencedor da primeira edição do Concurso Nacional de Contos e Crônicas, promovido pela Biblioteca Murilo Mendes, com seu conto "O Escritor".

    Embla começou a escrever seus contos no final da década de 80. A princípio ele foi guardando seu trabalho e, em 1999, resolveu públicá-los. Foi então, que já em 2004 foi lançado seu primeiro livro "Fugas e Luxúria". "Um reconhecimento importante foi que um dos contos "A prisioneira" foi traduzido para o francês e publicada em uma importante revista de literatura canadense: "La Revue de la Nouvelle", na região de Quebec. Isso em 2006. E atualmente, grandes editoras da França, Inglaterra e Canadá estão estudando a possibilidade de traduzir o Æther", enaltece.

    O lançamento do livro acontece nesta quinta-feira, dia 14 de junho, às 19h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (Avenida Getúlio Vargas, 200).

    *Thiago Werneck é estudante de jornalismo da UFJF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.