• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Banda Usina 4
    Eles querem viver de música e, apesar de todos cursarem uma falculdade, uma coisa é certa: aqui o hobby são os estudos

    Djenane Pimentel
    19/11/04

    Clique no ícone de "vídeo", ao lado, para ver a banda Usina 4 tocando o som do Legião: "Que País é Este?"

    Veja!

    banda Usina 4 Quem toca em banda sempre tem o sonho de ficar famoso... mas o legal é ver quando as pessoas sabem dar um passo de cada vez. A Banda Usina 4 é um exemplo disto. Na estrada desde agosto de 2003, o grupo pretende, a partir deste mês, se concentrar mais, para trabalhar em cima de algumas músicas para a possível gravação de um cd.

    O grupo é formado pelos jovens universitários: Beto (vocais e guitarra-base); Felipe (bateria); Giovani (guitarra), Gustavo (baixo) e Pablo (teclados). Com um repertório bem eclético e sob a influência do Rock, os amigos afirmam que, ao longo do tempo, é que foram moldando seu estilo e a formação atual, que deriva (três deles) da antiga banda Manobroder.

    Os integrantes da Usina 4 trazem na bagagem um gosto musical parecido, que faz com que gostem de verdade do que tocam na noite.
    Durante um show, os garotos apresentam o rock internacional dos anos 60, 70 e 80, incluindo Dire Straits, The Police e U2, além de outras bandas como Oasis, Capital Inicial, Paralamas, Lobão, Barão Vermelho, Jota Quest, Bob Marley, Gilberto Gil, Ed Motta...

    banda Usina 4 "É legal tocar o que se gosta, mas o gosto da banda também está em constante evolução", diz o guitarrista Giovani. "A gente começa a gostar de umas coisas e, às vezes, até deixa de gostar de outras", confirmam os demais. Segundo os integrantes da banda, isso é bom, pois é "interessante estar sempre em movimento e ser o mais eclético possível".


    E, por causa disto, o repertório da banda agrada a "gregos e troianos". Tanto que, segundo eles, pessoas já chegaram a pedir para tocarem forró, durante o intervalo de um show. Mas, com relação a isso, os meninos deixam o aviso: "ecléticos, sim, mas nem tanto, brother!"

    Sonho de viver de música
    banda Usina 4 Arquitetura, contabilidade, fonoaudiologia e fisioterapia.... estes são os cursos freqüentados pelos cinco integrantes da Banda Usina 4. Mas, de acordo com eles, a faculdade é só um hobby. "Queremos viver de música. Quem está neste ramo, sempre quer isso, e sabemos que é difícil, mas estamos aí. Acho que para ser músico tem que ter muita coragem, na verdade", ressalta Giovani.

    O grupo já abriu shows, tocou em bares, em festas de faculdade... mas o que acham do público de Juiz de Fora? "É bacana, sim. Estamos tendo uma boa aceitação, mas gostamos mesmo de tocar onde sabemos que o público vai estar para ver a banda, ouvir uma música ao vivo, e não devido a certos modismos", destacam.

    Usina 4 Quanto à divulgar o som próprio, eles juram que tentam, mas não forçam. "Se, em alguns shows, a gente não vê abertura para tocar música própria, a gente continua nos covers... depende muito da casa", informam. Mas, acham importante tentar mostrar o que fazem, o que têm pronto, pois é assim que se chega "lá".

    Nas composições, o vocalista, Beto, afirma que, geralmente, escreve as letras, mas que, na verdade, toda a banda se envolve com o projeto e procura trabalhar junta. Hoje, eles acreditam que apostar numa música mais forte para chamar a atenção de uma gravadora é o melhor caminho, e não gravar um cd independente, com 11 músicas que, além de caro, pode não dar em nada. "No momento, estamos à procura da música ideal", finalizam.

    Clique aqui e acompanhe os shows da banda Usina 4
    em nossa agenda cultural

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.