• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Stub Banda vencedora do Festival de Bandas Novas 2005
    pretende lançar cd até o fim do ano



    Chico Brinati
    Repórter
    27/09/2005

    Embora o líder da banda, o vocalista e guitarrista Léo Zanetti (foto abaixo), diga que o nome Stub tenha surgido ocasionalmente, sem um significado específico, o grupo de rock alternativo usou a tradução ao "pé da letra" para o português e deu uma "topada" nos demais concorrentes do Festival de Bandas Novas 2005.

    Muita gente não esperava que, uma banda formada no decorrer do festival (dois meses atrás) tivesse condições de levar o prêmio máximo do concurso. Mas foi o que aconteceu.

    "Eu e o baterista Wilker inscrevemos a banda sem saber a formação. Aí chamamos o Vítor e o Leandro. Ensaiamos só umas duas vezes antes da estréia. Foi um tiro no escuro", alega Léo. Um tiro que acabou acertando o alvo: a banda sagrou-se campeã e recebeu elogios da crítica local.

    O Stub rejeita o título de banda de new metal (ou nu-metal, como preferem alguns, a nova geração do heavy metal). Preferem ser caracterizados de "rock alternativo" no cenário da música pesada. "Tocamos um estilo que mistura elementos de diversos sons diferentes, mas não temos nada a ver com o new metal, como a banda vinha sendo caracterizada", informa Léo.

    Suas maiores influências são os norte-americanos do "Incubus", do "A Perfect Circle" e do "Unjust", além dos australianos do "Silverchair". Entre os brasileiros, Léo admite uma certa admiração por 'Los Hermanos" e "Pato Fu".

    O Festival de Bandas Novas
    Quando os garotos do Stub subiram ao palco no dia da final do Bandas Novas e tocaram cover's da banda "System of a Down" - como o hit B.Y.O.B - e a música "Judith", do "A Perfect Circle", a recepção do público impressionou.

    "No início, não pensávamos em ganhar, não. As outras bandas eram muito boas. Mas, durante o festival, a galera foi gostando e no show da final quando eu vi o pessoal pulando pensei: acho que dá para ganhar", relata Léo, que já tinha ganho o festival com a banda Field, em 2002.

    Depois do resultado, eles receberam vários convites para tocar, mas, no momento, estão voltados para a gravação do primeiro cd e para os novos nomes da próxima formação.

    Novidades
    A formação vencedora do Bandas Novas contava, além de Léo Zanetti no vocal e na guitarra e do baterista Wilker (que posteriormente cedeu o lugar para João Paulo), com o baixista Vítor e o guitarrista Leandro. Esse grupo, no entanto, deve virar um trio, com as já confirmadas presenças de Léo e Wilker.

    O grupo já possui um cd demo com cinco faixas e trabalha na gravação do primeiro álbum com 14 composições próprias que deve sair até o fim do ano. Segundo Léo, eles já possuem "umas sete ou oito" músicas prontas, todas cantadas em inglês. Dentre elas, temos sons mais pesados como "3 Minutes Later" , passando por "No Return" , até músicas mais light's como "Song for U" (ouça no início desta matéria).

    A prioridade, agora, é tentar fechar contrato com alguma gravadora. "Estamos procurando apoio para prensar, masterizar e mixar o cd", diz. Por enquanto, as gravações são feitas no "estúdio caseiro" do vocalista.

    Mesmo tendo tocado só no Festival, Léo informa que o Stub já possui "uma galerinha que curtiu o som e que procura saber da banda, onde vai ter show".

    Até o fim do ano, já agendaram apresentações em casas noturnas da cidade e a participação num festival de rock, em São Paulo.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.