Zoológico em que leoa matou jovem vai reabrir com novas medidas de segurança
FLORIANÓPOLIS, SC (FOLHAPRESS) - O Parque Zoobotânico Arruda Câmara, onde uma leoa matou um jovem em 30 de novembro, reabrirá nesta quinta-feira (18). O local, conhecido como Bica, seguirá novas medidas de segurança e gestão, segundo comunicado da Prefeitura de João Pessoa.
O espaço foi fechado após Gerson de Melo Machado, 19, escalar uma parede de seis metros e invadir a jaula do animal que o matou. O rapaz tinha transtornos mentais e sonhava em cuidar de leões na África, de acordo com relato publicado nas redes sociais pela conselheira tutelar Verônica Oliveira.
Entre as ações tomadas, estão o reforço de barreiras físicas de proteção, a readequação dos percursos de visitantes, o fortalecimento da vigilância permanente, a definição de protocolos para recintos de animais silvestres ?sobretudo o de felinos? e a melhoria das rotinas de manejo e bem-estar animal. As alterações são consequência de investigações de órgãos de controle.
A Secretaria de Meio Ambiente do município elaborou o plano de retomada a partir de orientações do Ministério Público da Paraíba, da Comissão Especial da Câmara Municipal, da Superintendência de Administração do Meio Ambiente, da Vigilância Sanitária e da Guarda Civil Metropolitana.
O horário de funcionamento será das 9h às 16h.
O material divulgado pela prefeitura oculta informações específicas sobre a leoa.
De acordo com o UOL, o animal terá protocolo específico, com critérios para o acesso à sua área. A gestão, porém, não informou se será possível ver a leoa já na quinta-feira.
