Passagem do Tatuzão interdita parte da linha 11-Coral da CPTM; entenda

Por Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O funcionamento da linha 11-Coral da CPTM vai ser parcialmente interrompido a partir desta segunda-feira (29) para a passagem do Tatuzão, tuneladora que faz a expansão da linha 2-Verde do Metrô de São Paulo.

Linha da CPTM não vai operar entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé, na zona leste da cidade. Os outros trechos da linha (entre Estudantes e Corinthians-Itaquera e entre Tatuapé e Palmeiras-Barra Funda) funcionarão normalmente.

Previsão é de que a circulação de trens seja normalizada no dia 7 de janeiro. Até lá, o passageiro vai precisar tomar medidas alternativas para seguir viagem.

Para organizar a movimentação de passageiros, a linha 3-Vermelha do Metrô vai operar de forma especial. A integração entre o trem e o metrô nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera vai ser gratuita por todo o dia e o trecho entre as duas estações vai começar a funcionar às 4h para acompanhar o horário de funcionamento da CPTM.

Sistema Paese também será acionado nos dias de maior movimento. Segundo a CPTM, o Governo de São Paulo, os ônibus gratuitos farão o trajeto entre as duas linhas pela Radial Leste entre os dias 29 e 31 de dezembro e 5 e 7 de janeiro.

Paralisação do sistema ferroviário na área acontece por questão de segurança. A passagem da tuneladora por baixo da terra exige monitoramento contínuo, já que o tatuzão perfura, lentamente, o solo arenoso para formar um novo túnel de metrô. Veja mais sobre como ele funciona clicando aqui.

A perfuração que começa amanhã ocorre na região da futura estação Penha, que vai ligar a linha 2-Verde com a 3-Vermelha do Metrô de São Paulo. Após ultrapassar a região da linha 11-Coral, a tuneladora vai em direção à futura estação Aricanduva.