Bombeiros determinam vistoria em todos os shoppings do RJ após incêndio com 2 mortos
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro anunciou nesta sexta-feira (16) que vai realizar uma vistoria técnica em todas as edificações classificadas como shopping centers do estado. A decisão ocorre duas semanas depois da morte de dois brigadistas do Shopping Tijuca, durante incêndio no dia 2 de janeiro.
O estabelecimento reabriu parcialmente na manhã desta sexta, ainda com trechos sujos pela fuligem e cheiro de queimado. O incêndio do dia 2 atingiu uma loja de artigos de decoração no subsolo.
O supervisor de segurança Anderson Aguiar do Prado e a bombeira civil Emellyn Silva Aguiar Menezes morreram durante ajuda no combate às chamas. Outras três pessoas ficaram feridas.
No último sábado (10), bombeiros vistoriaram o Shopping Tijuca e liberaram parcialmente o local. O subsolo segue totalmente interditado, além de parte do primeiro piso. Áreas como praça de alimentação e cinema estão autorizadas para funcionar.
A administração do shopping divulgou comunicado em que afirma que a Defesa Civil do município garantiu a preservação da infraestrutura, e que a Rio Luz liberou os sistemas de exaustão e ar-condicionado.
O estabelecimento afirma que higienizou dutos de ventilação e trocou filtros do ar-condicionado. "É natural que ainda seja possível sentir algum vestígio, mas estamos trabalhando para minimizar isso", afirmou.
"O retorno será gradual e facultativo, pois nem todos os lojistas conseguiram ainda reorganizar seus estoques e equipes. A retomada das operações não diminui a profunda consternação pela perda de nossos queridos colaboradores Emellyn e Anderson."
Dados da Abrasce (Associação Brasileira de Shoppings Centers) indicam que o estado do Rio possui 72 shoppings em operação.
Os bombeiros afirmam que parte significativa possui documentação de regularização, mas ainda assim vai passar por vistoria. A corporação diz que pretende avaliar as condições de segurança contra incêndio e pânico.
O Corpo de Bombeiros não informou se algum está sem a documentação de regularização.
"Os shopping centers devem possuir o certificado de aprovação, documento que atesta o cumprimento de todas as medidas de segurança contra incêndio e pânico estabelecidas no projeto de segurança aprovado com a emissão do Laudo de Exigências", diz a corporação, em nota.
A manutenção das estruturas de medida de segurança, como tubulações, escapes de ar e saída de emergência, são de responsabilidade das administradoras dos shoppings.
