Confecção de tapetes de rua preserva a tradição em São João del-Rei

Por

Confec??o de tapetes de rua preserva a tradi??o em S?o Jo?o del-Rei
Quarta-feira, 9 de abril de 2014, atualizada às 10h51

Confecção de tapetes de rua preserva a tradição em São João del-Rei

Eduardo Maia
Repórter

A tradição da confecção de tapetes que retratam o universo religioso na Sexta-Feira Santa é uma antiga realidade da cidade de São João del-Rei (MG). Caracterizados por aspectos que valorizam tradições e símbolos de preservação da arte barroca, os elementos se integram de modo a criar uma ambiente propício à reflexão espiritual, a partir de uma exposição artística a céu aberto.

Tal experiência é o que motiva artistas como o escultor Fernando Pedersini (foto) que desde 1999 participa da confecção dos tapetes pelas ruas do centro histórico da cidade. Usando da areia fina própria para vidro, pigmentos de diferentes cores e tons, serragens e moldes, ele expressa a sua arte de modo a reforçar a identidade cultural da "cidade dos sinos".

"Comecei a fazer tapetes junto com o Carlos Magno, aprendi muito com ele. A técnica que usamos é a mesma, apesar dos nossos trabalhos ficarem diferentes. No meu modo de propor a arte, ao mesmo tempo que tento fazer uma coisa lúdica, tento me aproximar do real, que chame a atenção das pessoas e elas se identifiquem", relata.