Biblioteca virtual

Por



Biblioteca virtual
Acervo de 10 bilh?es de "p?ginas web" permite an?lise de antigos layouts

Emilene Campos
17/11/2001

Voc? mal se acostuma com a apar?ncia de um site e os profissionais da web j? est?o mudando, incrementado, colocando mais op?es. Novas cores, formatos, tipos de fontes, banners, links. Uns passam por verdadeiras "recauchutagens" e ficam super legais, outros nem tanto. O interessante ? que agora ? poss?vel comparar tais layouts.

Foi lan?ada recentemente uma esp?cie de biblioteca virtual, o Waybabck Machine, que cataloga p?ginas ou at? sites completos, que est?o no ar desde de 1996. Com a nova ferramenta, voc? pode acessar o layout de sites que nem existem mais ou aqueles que j? passaram por v?rias reformula?es. Como o da Universidade Federal de Juiz de Fora, cuja apar?ncia atual n?o lembra em nada a primeira vers?o.

Para usufruir da biblioteca, basta acessar http://web.archive.org e digitar o endere?o que voc? quer pesquisar. O resultado da busca vem organizado por ano e por p?gina. S?o cerca de 10 bilh?es p?ginas, onde est? reunida boa parte do que foi produzido nos ?ltimos cinco anos. A biblioteca virtual ? um convite ao estudo do desenvolvimento do webdesign ou uma chance para quem matar as saudades das primeiras p?ginas que acessou quando se tornou internauta.

A ferramenta foi criada pelo norteamericano Brewster Kahle, empres?rio de S?o Francisco (EUA). Para produzi-la, Kahle usou sistemas automatizados que rastream e catalogam endere?os web. O mesmo recurso usados pelos conhecidos mecanismos de busca.

Nem todos os sites est?o dispon?veis e a justificativa, segundo os inventores, ? que tais p?ginas eram protegidas por senha ou tinham instru?es em seu c?digo que as impediam ser rastreadas.

As URLs tamb?m podem ser removidas. Caso sua p?gina ou de sua empresa tenha sido rastreada e voc? queira retir?-la deste grande acervo virtual, basta acessar o link Internet Archive's Wayback Machine Released. Neste endere?o, voc? receber? as instru?es.