André Salles André Salles 28/03/2014

O Nível Psicológico dos Pensamentos e o Nível dos Benefícios Materiais

artigoFormulamos anteriormente um exemplo de integração entre o nível de identidade do contratando em relação aos valores, cultura e ideais da Empresa. Esta integração faz parte daquele conteúdo que, em um primeiro momento, não se vê – está "oculto", não revelado. Tal conteúdo pertence justamente ao mundo do "sentir" ou do "sentimento" (psicológico). Uma maneira, talvez mais razoável, para se conhecer (perceber) o que está "oculto" (o psicológico) seja a palavra "simpatia". Mas é preciso ter cuidado com o uso e o significado desta palavra, pois neste contexto não pode e não deve sobrepujar em seu interior nenhum elemento pejorativo ou de apreço.

Formulemos, então, um exemplo de uma possível integração entre o nível das relações que se encontra vinculado à comunicação e ao acolhimento. Antes, porém, deixemos claro que estes níveis não se encontram delimitados, isolados entre si. Por isto que nos foi possível afirmar que o resultado da aproximação entre o nível de identidade diminuiria os conflitos de relação entre o nível de "identidade" dos funcionários e o nível de ideais dos diretores empresários.

artigoAssim sendo, qual seria a "simpatia" ao nível do acolhimento, isto é, como estaria configurado o 'ambiente psicológico' quando o Empregador acolhe o recém-chegado? Toda e qualquer nova situação pode gerar certo medo, desconfiança, etc., pelo motivo de que somos, na maioria das vezes, guiados pelo elemento do pensamento (elemento pejorativo e de apreço), ou seja, por "pré-conceitos". Ocorreria, assim, uma nova reflexão no âmbito do pensamento do novo funcionário, o que poderia gerar um efeito salutar no mesmo e no ambiente que o cerca. O seguinte exemplo de pensamento evidenciaria isto: "- a empresa para a qual eu vou trabalhar não é como as outras... ela se preocupa com minha individualidade". Caso uma formulação alcance este nível, poderíamos dizer que a ponte no nível da comunicação já foi estabelecida. Neste contexto, as formulações futuras da empresa encontrarão respaldo no âmbito do 'pensar', do 'sentir' e do 'fazer' do novo funcionário, gerando maior equilíbrio no ambiente de trabalho.

artigoPoderíamos dizer que os outros dois níveis de possível integração, relativos ao processo de Recrutamento e Seleção, dependem destes dois primeiros, o nível de identidade e o nível de acolhimento os quais se encontram inseparáveis do nível psicológico (do sentimento, do bem-estar, etc.).

Onde acontece a produtividade e a qualidade dos produtos e o local dos recursos são ambientes físicos que se encontram permeados tanto pela identidade quanto pelo sentimento de bem-estar. Eles não existem em separado: não há como separar o psicológico (o sentir) dos pensamentos e dos benefícios materiais que a empresa oferece. Lembremos: integrar o 'pensar', o 'sentir' e o 'fazer' se constitui na formulação inicial da Psicologia Antroposófica a qual busca o pensar na "totalidade" conforme vimos anteriormente.


André Salles é Bacharel em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora; Pós-Graduado Latu-Sensu em Psicologia Fenomenológico-Existencial pela PUC-MG; Mestrado em área de Concentração Filosófica pela UFJF; Formação em Docência pelo DETRAN-MG - atuou como Professor e pesquisador em Psicologia Aplicada em Centros de Treinamentos de Condutores na cidade de Juiz de Fora; Foi Educador em disciplinas de Psicologia e Filosofia na Faculdade Sudeste de Minas – FACSUM; Conselheiro Administrativo em Psicologia do Trabalho junto ao Instituto Joaquim Soares de Oliveira, na cidade de Santos Dumont - MG; Detentor de Cargo Público do Governo Federal, onde atua em serviços Técnicos na área Operacional de Gestão de Pessoas, desde o ano de 2001; Psicólogo do Trabalho e Psicólogo Clínico vinculado à Associação Brasileira de Psicólogos Antroposóficos; Curso em Formação Antroposófica e Educação Waldorf – Foundation Courses and Waldorf Certificate Program - pelo Sophia Institute – US. Saiba mais clicando aqui.

ACESSA.com - O N?vel Psicol?gico dos Pensamentos e o N?vel dos Benef?cios Materiais