Mções se reúnem para amamentação coletiva no próximo sábado na UFJF

Por

M?es se re?nem para amamenta??o coletiva no pr?ximo s?bado na UFJF
Terça-feira, 2 de agosto de 2016, atualizada às 18h12, atualizada às 15h32 de Quarta-feira, 3 de agosto

Mães se reúnem para amamentação coletiva no próximo sábado na UFJF

Angeliza Lopes
Repórter
Foto: Divulgação/ Malu Machado

Várias mães vão se reunir com seus bebês no próximo sábado, 6 de agosto, para um momento simbólico de amamentação coletiva, no Jardim Sensorial da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento chamado “A Hora do Mamaço” pretende incentivar mães do município e de mais de 80 cidade de todo o Brasil para este ato de amor com seus filhos. A ação será de 10h às 12h. Além de enfatizar sobre a importância do leite materno para a saúde e desenvolvimento da criança, o Mamaço traz neste ano o tema “Aleitamento Materno: Presente Saudável, Futuro Sustentável”.

Conforme uma das coordenadoras, Luiza Miguel, da Aliança de Mulheres pela Maternidade Ativa (AMMA-JF), responsável pelo evento, o tema destaca a necessidade da amamentação também para evitar a produção de lixo, causado pelo consumo das fórmulas de leite. “Sustentabilidade também se encaixa na temática deste ano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o leite materno deve ser o único alimento do bebê até os seis meses de vida, excluindo até a água, e este alimento pode ser estendido até os dois anos, com o complemento de outros alimento”, destaca.

A psicóloga e doula afirma ainda que o leite da mãe é a primeira vacina do recém nascido e se torna fundamental para a criação do vínculo da mãe com o bebê. “Muitos dizem que não é bom mamar o colostro - primeiro leite produzido após o parto, mas este leite é fundamental para a adaptação digestiva do bebê na vida extra uterina”, complementa.

O evento criado em 2006 na França, teve sua primeira edição no Brasil, em 2012, sempre na semana do Aleitamento Materno. Luiza destaca que o dia do Mamaço é aberto a todas as mães que desejam compartilhar experiências e vivenciar este momento de mobilização. “Estarão reunidas várias consultoras de amamentação, doulas, para que as mães também possam tirar dúvidas. Sempre é bom o encontro de mães. A gente se ajuda. Existe uma frase que diz que é preciso uma aldeia para cuidar de uma criança. Quando elas se juntam, elas se ajudam e se fortalecem”.

Programação AMMA-JF

Luiza Miguel lembra que a AMMA-JF possui uma programação intensa para o mês de agosto, voltado para todos pais e mães que desejam tirar dúvidas. Os eventos são gratuitos.

“No dia 20 teremos um curso para gestante, que acontece das 14h às 18h, na UFJF. As inscrições serão abertas em breve. Já no dia 27, será a nossa Roda de Conversa, com tema especial para os pais. Também acontece no Jardim Sensorial da UFJF, a partir das 10h, com duas horas de duração”, destaca a psicóloga.

As inscrições para os cursos podem ser feitas através de links divulgados na página oficial da AMMA-JF.