Quase 800 pessoas foram atendidas no ?ltimo dia para alistamento e regulariza??o do título de eleitor

Por

Sexta-feira, 09 de maio de 2008 atualizada ?s 17h33

Quase 800 pessoas atendidas no ?ltimo dia para alistamento e regulariza??o do t?tulo de eleitor



Priscila Magalh?es
Rep?rter

Nos dois ?ltimos dias para a regulariza??o e transfer?ncia do t?tulo de eleitor e alistamento, o P?lo de Atendimento ao Eleitor (PAE) fez 1.610 movimenta?es. "Outras pessoas nos procuraram para outras atividades que n?o entram no cadastro", diz a coordenadora do PAE, Cristiane Barreto dos Santos.

S? no ?ltimo dia, quarta-feira, 08 de maio, foram 799 movimenta?es entre 08h e 24h10, quando os funcion?rios deixaram o local. "As pessoas ficaram cerca de sete horas na fila at? serem atendidos", conta Cristiane, afirmando que as pessoas come?aram a chegar ao PAE ?s 04h30 e reclamaram. "Se eles n?o tivessem deixado para a ?ltima hora, a espera na fila n?o teria acontecido".

O movimento no P?lo come?ou a se intensificar em janeiro, quando a m?dia de atendimentos di?rios estava em torno de 200. Por?m, em dias normais, quando n?o ? per?odo eleitoral, s?o cerca de 70 atendimentos por dia, no hor?rio de 12h ?s 18h. "A diferen?a ? gritante".

Quem n?o fez o alistamento n?o vai poder votar nas elei?es municipais deste ano. E quem tem mais de 18 anos, quando for tirar o documento vai precisar pagar uma multa no valor de R$ 3,50. Quem n?o fez a transfer?ncia de cidade vai ter que votar ou justificar. Aqueles que n?o transferiram a zona eleitoral v?o ter que comparecer onde est?o cadastrados.

O per?odo para alistamento, regulariza??o e transfer?ncia do t?tulo de eleitor come?a em novembro deste ano. A segunda via do documento pode ser pedida nos cart?rios at? dez dias antes das elei?es, que acontecem no dia 05 de outubro.