Zona da Mata receber? programa de combate ao sobrepeso

Por

Zona da Mata receber? programa de combate ao sobrepeso
Segunda-feira, 18 de março de 2013, atualizada às 16h15

Sete cidades da Zona da Mata receberão programa de combate ao sobrepeso


Da Redação

A partir do mês de abril, adolescentes e jovens que residem em 38 municípios de Minas Gerais irão participar do programa Geração Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

O projeto consiste na prática de atividades físicas, esporte e lazer, orientadas por profissionais. Cada integrante do projeto irá receber R$ 50 mensais, para custear a mensalidade com as academias que foram selecionadas.

O programa irá atender jovens de 15 a 19 anos, com sobrepeso, preferencialmente cadastrados no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), acompanhados pela Equipe de Saúde da Família. Além da prática de atividade física, os jovens terão acompanhamento médico, nutricional e psicológico.

Para participar do programa, que é totalmente gratuito, o município tem que ter a cobertura de, no mínimo, 70% do Programa de Saúde da Família (PSF). Segundo a assessoria do projeto, Juiz de Fora não foi contemplada porque possui somente 51% de cobertura. Na região da Zona da Mata, as cidades beneficiadas foram Astolfo Dutra, Itamarati de Minas, Lima Duarte, Manhumirim, Miraí, Muriaé e Viçosa.

A assessoria do Geração Saúde informou, ainda, que os jovens devem comprovar uma frequência mínima de 75%, a qual será verificada por um sistema biométrico. Cada participante terá a oportunidade de desenvolver atividades variadas, de no mínimo, três e, no máximo, cinco vezes por semana.

A cada três meses, os responsáveis pelo projeto irão avaliar o Índice de Massa Corpórea (IMC), Relação Cintura/Quadril (RCQ), cintura abdominal e pressão arterial, de acordo com as diretrizes do ACSM - American College Of Sportes Medicine.

Números

Conforme edital de adesão de municípios, o número de usuários previsto será de 100 beneficiários para municípios de porte 1 (até 29.999 habitantes), 200 beneficiários para municípios de porte 2 (de 30.000 a 99.999 habitantes) e 300 beneficiários para municípios de porte 3 (acima de 100.000 habitantes). Até o dia 13 de março, 82 academias em todo o Estado foram credenciadas pelo Governo de Minas para participar do projeto.