Receita libera hoje programa gerador do Imposto de Renda

Por

Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016, atualizada às 10h51

Receita libera hoje programa gerador do Imposto de Renda

Agência Brasil

programa gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 será liberado nesta quinta-feira, 25 de fevereiro, no site da Receita Federal. A Instrução Normativa que aprovou o programa este ano foi publicada na última quarta-feira, 24, no Diário Oficial da União.

Para enviar a declaração, o contribuinte deverá usar o Receitanet, que poderá também ser baixado do site, onde estarão disponíveis as configurações mínimas dos computadores que executarão o programa.

Embora possa instalar os programas no computador, o contribuinte só conseguirá enviar a declaração no dia 1º de março. As pessoas que enviarem as informações nos primeiros dias do prazo terão a chance de receber a restituição, caso tenha direito, nos primeiros lotes, que devem ser liberados a partir de 15 de junho. Têm prioridade, ainda, contribuintes com mais de 60 anos e quem tem alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. O prazo termina no dia 29 de abril.

O comprovante de rendimento para o trabalhador preencher a declaração terá que ser entregue pela fonte pagadora, pessoas físicas e jurídicas, até o dia 29 de fevereiro.