Farm?cia Universitória faz atendimentos gratuitos para rastrear diab?ticos

Por

Farm?cia Universit?ria faz atendimentos gratuitos para rastrear diab?ticos
Terça-feira, 27 de novembro de 2018, atualizada às 18h31

Farmácia Universitária faz atendimentos gratuitos para rastrear diabéticos

Da redação

A Farmácia Universitária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza até o dia 10 de dezembro uma campanha de rastreamento de diabetes. Os atendimentos ocorrem entre 7h30 e 18h30 na farmácia, localizada próxima ao pórtico norte do campus. O evento tem o objetivo de oferecer atendimento gratuito a todos os pacientes que não tenham o diagnóstico confirmado da doença. Os interessados devem procurar a farmácia e agendar sua consulta para participar do rastreamento.

Segundo a farmacêutica da Farmácia Universitária, Fernanda da Silva Mendes, a intenção é identificar fatores de risco em pacientes de 20 a 79 anos. “Fazemos  algumas perguntas relacionadas à genética da família, hábito alimentar e se faz ou não atividades físicas. Depois dessas primeiras perguntas, enquadramos os pacientes em um risco, que pode ser baixo, moderado ou alto, e orientamos a procurar atendimento especializado.”

Dados apresentados pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) de 2017 apontam que mais de 5,7 milhões de brasileiros têm diabetes e não sabem. Outros 14,6 milhões correm o risco de desenvolver a doença.

A expectativa é que mais de 80 atendimentos sejam realizados durante a campanha. No total, mais de 400 farmácias participarão da iniciativa que faz parte do Novembro Diabetes Azul, com ações de conscientização sobre prevenção e tratamento da enfermidade em todo o país. Os dados coletados servirão de análise, com o intuito de construir políticas de prevenção da doença.