Thiago Silva

Por

Thiago Silva
Fisiculturista juizforano treina muito para representar o Brasil no Mister Universe, na categoria j?nior, e trazer o pr?mio para JF

Chico Brinati
Rep?rter
29/09/2005

Thiago Silva fala sobre a expectativa de disputar o seu primeiro Mister Universe, na categoria j?nior. Clique no ?cone ao lado e veja o depoimento do atleta.

"Um candidato forte". A frase serve muito bem para caracterizar o jovem atleta juizforano, Thiago Silva (foto ao lado), na disputa do Mister Universe, torneio que re?ne os melhores do mundo no fisiculturismo. Ele ser? um dos representantes brasileiros no concurso que acontece na Inglaterra, entre os dias sete e oito de outubro de 2005.

Com apenas 20 anos, Thiago possui um corpo que causa inveja a muito marmanjo: 84 quilos de puro m?sculo bem distribu?dos em 1,72 m. Tudo fruto de muito treino e uma dieta a base de carboidratos e prote?nas. H? quatro anos, quando come?ou a fazer muscula??o para "ter um corpo legal", ele nem imaginava que seria um dos maiores nomes do pa?s no fisiculturismo, na categoria at? 21 anos.

Novo Schwarzenegger?
Foi por insist?ncia dos amigos de academia que ele come?ou a disputar competi?es de Body Building. "No in?cio, comecei porque o pessoal falava: 'olha, voc? tem potencial, pode entrar n?o s? para competir, mas para ganhar'. A? eu vi que gostava do esporte e continuei treinando", diz. H? um ano e meio, trocou o treinador e focou suas atividades para o estilo que preza a "constru??o do corpo musculoso e escultural".

Em um ano como competidor ele j? acumula no curr?culo cinco campeonatos disputados, com um sexto lugar no Mineiro do ano passado e quatro t?tulos na categoria j?nior: JF Body Building, em 2004, e o Mineiro, o Carioca e o Brasileiro, deste ano. O resultado no seu primeiro Brasileiro, inclusive, garantiu a Thiago o direito de ser um dos dois competidores nacionais, na sua categoria, na disputa do Mister Universe. "O Campeonato Brasileiro foi uma surpresa para mim. Queria ficar entre os tr?s primeiros e o trabalho da nossa equipe acabou sendo recompensado com o t?tulo", alega.

A dieta do campe?o
Thiago segue uma rotina casa-academia-casa. Al?m das seis refei?es di?rias, num intervalo de tr?s em tr?s horas, com alimentos fortes em carboidratos e prote?nas (batata, fil? de frango, macarr?o), ele faz muscula??o de segunda a s?bado, uma hora por dia, e exerc?cios aer?bicos tr?s vezes por semana. "Domingo, como n?o fa?o nenhum exerc?cio, fortale?o mais na alimenta??o, com mais carboidratos", diz.

Um esporte como o fisiculturismo, segundo ele, requer muita dedica??o, mas que recompensa no final. "Voc? n?o fica forte de um dia para o outro. A gente tem que se dedicar muito para alcan?ar quase a perfei??o. Quando voc? acha que n?o tem como melhorar mais, aparece algu?m mais perfeito ainda, mas vale a pena", comenta.

A prepara??o para ser Mister
O atleta, que em dias sem competi??o costuma sair com os amigos de academia e dan?ar forr? - sua outra paix?o -, est? h? quatro meses concentrado para o Mister Universe. Segundo ele, no concurso, os competidores se vestem com uma sunga apropriada para a disputa e passam por uma "rotina de poses" compuls?rias, mostrando os m?sculos abdominais, dorsais, do t?rax, as coxas, b?ceps e tr?ceps, al?m do momento mais esperado pelos f?s, a pose conhecida como "mais musculoso" (foto ao lado).

"L? vai ser mais dif?cil, o n?vel dos concorrentes ? mais alto, mas acredito que posso ficar entre os tr?s primeiros", confia. Embora esteja confiante, Thiago ainda corre contra o tempo para conseguir o valor necess?rio para custear a viagem. Atualmente, possui o apoio de uma academia de muscula??o e uma loja de suplementos alimentares. "Preciso de um patroc?nio maior. Participar de um evento como esse vai abrir muitas portas para mim e levantar o nome da cidade, do pa?s", diz.

Projetos em vista
Depois da disputa, na Inglaterra, Thiago pretende continuar competindo (tem mais um ano e meio na categoria j?nior) e, no ano que vem, realizar o sonho de fazer a faculdade de Educa??o F?sica. Para ele, a f?rmula para quem quer vencer no esporte ? a disciplina. "Primeiramente, procurar algu?m que conhece o esporte para te orientar. Depois, ? n?o tomar qualquer 'porcaria' que te oferecem. Tudo isso somado a muita persist?ncia. Basicamente, ? isso", confirma.

Para finalizar, faz uma promessa para os juizforanos que v?o estar torcendo por ele: "Vou dar o m?ximo para trazer o t?tulo do Mister Universe para Juiz de Fora".