Juiz de Fora - MG

Quinta-feira, 4 de setembro de 2014, atualizada às 16h54

"Colinha" para votação já está disponível ao eleitor

Colinha de votação já está disponível

Algumas dúvidas podem surgir na hora de votar, para evitar e esquecimento e conferir agilidade ao processo na hora de registrar o número do candidato, está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral e em todos os cartórios eleitorais do país, a "colinha" de votação.

No próximo dia 5 de outubro, os brasileiros irão às urnas para escolher deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República, nesta ordem. Para verificar o número do seu candidato, basta que o eleitor consulte o sistema Divulgação de Candidaturas. Lá estão disponíveis informações como partido, coligação, declarações de bens e certidões apresentadas pelos candidatos.

Simulador de votação

Os eleitores também podem treinar a votação por meio de um simulador de votação, disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral.

Quando usar o programa de treinamento, o eleitor poderá escolher dentre os quatro tipos de votação: se está no Brasil, no Distrito Federal, que não tem a figura do deputado estadual, mas do distrital, no exterior ou se exercerá o voto em trânsito,apenas para Presidente da República.

Ao entrar na página de simulação, será apresentada ao eleitor uma lista de partidos e candidatos fictícios. Para navegar em cada partido é só utilizar as setas para direita e esquerda na cartela de candidatos. Por ter sido criado com a intenção de sanar todas as possíveis dúvidas que poderão surgir, ao identificar algum equivoco o simulador gera automaticamente uma mensagem explicativa na tela até que o usuário clique na mensagem apresentada.

Com informações do TRE

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.