Eleitores com dificuldade de acesso ao local de votação podem solicitar mudança

Por

Eleitores com dificuldade de acesso ao local de vota??o podem solicitar mudan?a

Eleitores com dificuldade de acesso ao local de votação podem solicitar mudança

A alternativa pode ser requisitada a partir de novembro 

Terminado o segundo turno das Eleições 2014, o eleitor com deficiência e/ou mobilidade reduzida que encontrou dificuldade para exercer o voto devido às condições de acessibilidade de seu local de votação, deve procurar o seu cartório eleitoral para solicitar a mudança para uma seção de fácil acesso. Essa mudança só pode ser feita pelo próprio eleitor, no cartório eleitoral, a partir do início de novembro, quando o Cadastro de Eleitor vai reabrir, e as movimentações de eleitores voltam a ser permitidas.

Em Minas Gerais, estão cadastrados mais de 23 mil eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, o que corresponde a um aumento de mais de 50% em relação às eleições de 2012.

O eleitor teve até o dia 7 de maio para se cadastrar e poder votar, nas Eleições 2014, em uma seção de fácil acesso, como costuma ocorrer em anos eleitorais, pois, em função dos procedimentos preparatórios das eleições, o Cadastro de Eleitores fecha para movimentação cento e cinquenta dias antes da data do primeiro turno. Apesar de esse prazo ter sido amplamente divulgado, muitos eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida não procuraram seus cartórios para providenciar a alteração e poder votar em uma seção de fácil acesso nas Eleições 2014. 

Para o segundo turno, a Corregedoria Regional enviou aos cartórios eleitorais de todo o Estado orientação, recomendando atenção redobrada aos critérios de acessibilidade na hora da montagem das seções de fácil acesso e a providência dos ajustes necessários, dentro do que for possível, vez que os prédios utilizados como locais de votação não pertencem à Justiça Eleitoral e não é mais possível, para este pleito, a transferência do eleitor de uma seção para outra.

Programa de acessibilidade

O Programa de Acessibilidade do TRE-MG, instituído em setembro de 2013, busca possibilitar às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida participação ampla e irrestrita no processo eleitoral brasileiro, removendo gradativamente barreiras físicas, arquitetônicas, de comunicação e de atitudes que possam impedi-las de transitar livremente, tanto nas dependências do Tribunal, como nos locais de votação e nas seções eleitorais.