Google Maps salva hist?rico de localização em dispositivos Android

Por

Google Maps salva hist?rico de localiza??o em dispositivos Android
Sexta-feira, 20 de dezembro de 2013, atualizada às 14h25

Google Maps salva histórico de localização em dispositivos Android

Usuários de dispositivos móveis com a plataforma Android podem estar sendo monitorados, minuto a minuto, pelo Google. Mas isso não foi nenhuma investida ilegal, afinal, é possível ter um histórico pessoal completo de localização através do Google Maps, aplicativo criado pela empresa e que é autorizado pelos próprios usuários para colher seus dados. Nele, é possível encontrar no mapa todo o trajeto feito durante os dias em que esteve junto ao dispositivo Android enviando dados para os servidores.

O serviço é tão completo que mostra a movimentação até em ambientes fechados, claro, se o usuário andar com o smartphone no bolso. No entanto, há alguns erros de localização pontuais, possivelmente devido a momentos em que apenas o 3G esteve ligado, já que Wi-Fi e GPS tornam a localização mais precisa. Porém, o serviço só funciona se o usuário aceitou, no momento da primeira configuração do Android, disponibilizar suas informações de localização ao Google.

Para visualizar o histórico, o usuário deve acessar a página de Histórico de Localização do Google logado na própria conta e escolher a data e o período em que deseja visualizar o histórico no menu da direita. Ainda é possível ver o horário em que esteve naquele local. A ferramenta ainda tem algumas falhas e não consegue mostrar suas informações em todos os períodos, mesmo que você tenha certeza de que estava junto ao seu Android.