• Assinantes
  • Autenticação
  • Saúde

    Benefícios da ioga à saúde percebidos em pouco tempo Quando teve uma desarmonia na vista, Maria Tereza de Paula Campos se interessou pela ioga. Os benefícios da prática ela percebe a cada dia

    Daniele Gruppi
    Repórter
    23/09/2008

    Há dez anos Maria Tereza de Paula Campos pratica ioga. Quando teve uma desarmonia na vista, ela se interessou pela atividade. "Li um livro sobre dieta ortomolecular, que indicava a ioga ou o tai chi chuan e acabei optando pela primeira técnica".

    Os benefícios ela pôde perceber em pouco tempo. "Minhas infecções começaram a ficar mais espaçadas". Ela não conseguiu mais deixar a atividade, pois continua vendo os resultados a cada dia.

    Segundo ela, a ioga ajuda a equilibrar o emocional e o físico, garantindo uma qualidade de vida melhor. "Com os exercícios a pessoa começa a acessar as partes profundas do seu ser e passa a ter também conhecimento de quem é e do que busca. Ajuda a ter foco na vida".

    A iogue afirma ainda que se trata de uma prática libertadora. "Quem faz a atividade além de conhecer a sua essência, se liberta, porque constata que pode contar consigo e começa dar valor ao que realmente deve ser valorizado. É uma busca pelo seu interior".

    Ela aponta outros benefícios, como o auxílio na concentração, melhora na postura e articulação. Se a questão é relativa a perda de alguns quilinhos, Tereza afirma que é possível sim emagrecer com a ioga.

    O interesse pela técnica oriental fez com que Tereza se especializasse e, atualmente, ela é professora de ioga. "Trabalho com a modalidade restaurativa. Nas aulas, proponho exercícios de acordo com a técnica Pranayama, que é mais introspectiva. Fazemos muito relaxamento para desbloquear o estresse do cotidiano".

    A professora conta que em casa também faz meditações. "Às vezes acordo no meio da noite para meditar". Maria Tereza também pratica musculação três vezes por semana. Começou a se exercitar faz seis meses visando o fortalecimento de sua musculatura.

    Foto de Maria Tereza Com relação à alimentação, ela evita carnes, prefere comer arroz integral e ingere bastante vegetal e frutas. "Sou 'natureba' há bem tempo". Para ela, o cuidado com o bem-estar não é somente ter uma boa alimentação ou praticar um exercício.

    "Temos que nos atentar para tudo. A consciência de que não se pode negligenciar a cidade, o país, o planeta é interligado com o cuidado que temos com nós mesmos. Não estamos só e nem separados dos outros e nem do que está ao nosso redor".

    A professora entende que as pessoas devem sintonizar seus pensamentos em coisas boas e rechear o coração de atitudes positivas. "Temos que cuidar do que colocamos dentro de nós e o cuidado para mim significa amor".

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.