Segunda-feira, 24 de novembro de 2008, atualizada às 17h26
Juiz de Fora notifica quase mil casos de dengue só em 2008. Desses, quase a metade está confirmado
Repórter

Em arquivo:
Apesar do levantamento do Ministério da Saúde apontar que Juiz de Fora tem índice satisfatório na infestação da dengue, os dados da doença em 2008 preocupam. Só até esta semana, a Secretaria de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental (SSSDA) registrou aproximadamente mil casos notificados.
Desse total, 497 foram confirmados, sendo 415 casos autóctones, ou seja, de pessoas que moram em Juiz de Fora e contraíram a doença na cidade. Os outros 82 são casos importados, em que o morador de Juiz de Fora contraiu a doença em outra cidade.
Em 2007, o número de infectados foi de 364, 315 casos locais e 49 importados. Apesar da diferença registrada entre o número de casos em 2007 e 2008, Juiz de Fora manteve o mesmo índice considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde.
Segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado na última quinta-feira, 20 de novembro, o município apresentou o índice 0,6%, o mesmo de 2007. A situação satisfatória é decretada quando as cidades atingem até 1% de infestação. Entre 1% e 3,9%, é considerado estado de alerta. Acima de 4%, as cidades enfrentam a possibilidade de surto de dengue.
No próximo dia 29 de novembro, sábado, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza o "Dia D" no bairro Esplanada. O objetivo é esclarecer a comunidade da importância da participação no combate ao mosquito.
Na segunda-feira, dia 1º de dezembro, o mesmo bairro, que apresentou o maior índice de infestação segundo o Liraa, recebe a visita de agentes de saúde.
Como eliminar criadouros de mosquito
Fonte: PJF