Câmara Municipal de Juiz de Fora cobra decisão do Estado em relação aos presos acautelados no HPS

Por

  Quinta-feira, 30 de julho de 2009, atualizada às 17h50

Câmara Municipal de Juiz de Fora cobra decisão do Estado em relação aos presos acautelados no HPS

Marinella Souza
Repórter

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Juiz de Fora, presidida pelo vereador José Fiorilo (PDT), pretende encaminhar, na próxima sexta-feira, 31 de julho, um ofício à Comissão de Execução das Penas de Minas Gerais, da Assembleia Legistlativa. O objetivo é solicitar uma audiência antes da conclusão do relatório, para que o caso dos presos acautelados internados no Hospital de Pronto Atendimento Dr. Mozart Teixeira, em Juiz de Fora seja enfatizado no documento.

"Esperamos que a comissão nos ouça, porque a situação da cidade é muito crítica. Queremos expor os detalhes da situação para que se avalie o que pode ser feito para solucionar o problema, que é do Estado e não do município", diz Fiorilo.

Além disso, os vereadores pretendem pedir que a comissão faça o intermédio de um contato com o secretário de Defesa Social do Estado de Minas Gerais. Para Fiorilo a solução é que se abram vagas em hospitais especializados para aliviar o fluxo de pacientes no HPS.

"Tem que abrir vagas em hospitais psiquiátricos de toxicômanos para que esses pacientes tenham tratamento adequado. O HPS é um hospital de urgência e emergência, não pode ser ocupado por esse tipo de caso", declara.

Além do ofício e da audiência com o secretário de Defesa Social, está na agenda dos vereadores uma visita ao Hospital de Toxicômanos de Juiz de Fora. "Vamos pedir uma autorização ao coordenador do hospital para irmos fazer uma visita. Temos a informação extraoficial de que existem 50 vagas lá, então, queremos verificar se isso é verdade e também se o hospital tem condições de receber esses pacientes." Segundo Fiorilo, ainda não há nada certo em relação a essa visita, mas a expectativa é de que ela aconteça já na semana que vem, mesmo antes da conversa com o secretário.

 

Os textos são revisados por Madalena Fernandes