Cuidados na hora da maquiagem evitam problemas nos olhos

Por

Cuidados na hora da maquiagem evitam problemas nos olhos

Cuidados na hora da maquiagem evitam problemas nos olhos Materiais usados no make-up de Carnaval podem causar coceira, irritação e até mesmo arranhar o cristalino

Aline Furtado
Repórter
17/2/2012

No Carnaval, é normal que as pessoas, principalmente as mulheres, optem por uma maquiagem mais carregada de cores, além do uso de materiais que não são usados nos looks do dia a dia. A intenção, na maioria dos casos, é destacar boca, olhos e maçãs do rosto com muita cor e brilho.

Para atingir uma produção bonita e que se destaque, as pessoas utilizam, além da maquiagem tradicional, produtos como purpurina e glitter. Nesses casos, é importante ficar atento a cuidados, a fim de que os olhos não fiquem feridos devido à maquiagem, o que, de acordo com o oftalmologista Renato Neves, é mais comum do que se imagina.

Um dos problemas que pode ser acarretado é o arranhão do cristalino, que funciona como lente dos olhos. Isso pode ocorrer devido a sombras purpurinadas ou glitter. "Além do ato de arranhar, pode ocorrer de os materiais se alojarem nas pálpebras, o que causa irritação", aponta o médico. Além das sombras, outro item muito usado nas maquiagens é o rímel, que, se não for aplicado da forma correta, também pode arranhar a vista. O excesso de uso de lápis na região dos olhos, principalmente na parte interna das pálpebras, pode obstruir as glândulas sebáceas, prejudicando a qualidade da lágrima e causando sintomas de disfunção lacrimal, o que é conhecido como Síndrome do Olho Seco.

Segundo Neves, o ideal, quando houver arranhão do cristalino ou irritação das vistas, é procurar atendimento médico oftalmológico. Antes ainda do atendimento pelo especialista, o médico lembra que, quando a pessoa que estiver se maquiando sentir que os olhos começaram a arder, causando dificuldade para enxergar, o ideal é lavar os olhos com água fria, o que ajuda a aliviar os sintomas.

"Se persistir ou mesmo se o quadro se agravar, nunca espere para resolver o problema sozinho ou deixe para procurar ajuda depois do Carnaval, já que pode ser desencadeado um quadro mais grave, o que irá demandar tratamento mais demorado." Outro ponto importante é não compartilhar cosméticos, já que a maquiagem pode ser fonte de transmissão de doenças oculares, como a conjuntivite bacteriana ou a viral. Caso a pessoa esteja com conjuntivite é necessário evitar o uso dos produtos nos olhos, até que a doença seja curada.

Cuidados para quem usa lentes de contato

Quem usa lentes de contato deve evitar o lápis de olho na região interna das pálpebras, já que os resíduos da maquiagem acabam sendo depositados na lente. A dica, nesse caso, é colocar as lentes antes de se maquiar e tirá-las antes de remover a maquiagem, também para evitar que os resíduos se depositem nas lentes.

Nunca durma com maquiagem

Uma dica importante é sempre remover a maquiagem após o evento para o qual ela foi feita, não dormindo com a make. A retirada pode ser feita com água morna e xampu neutro, além de ser indicado o uso de demaquilantes. "Dormir com a maquiagem pode causar coceiras, reações alérgicas, conjuntivite, além de outras irritações."

Cuidados com xampus e sprays

É importante que as pessoas estejam atentas, ainda, a produtos como xampus e sprays, mesmo os que trazem a informação de que são dermatologicamente testados.  "Xampus e sprays para cabelos exigem cuidados porque podem provocar inflamações. A conjuntivite tóxica, por exemplo, costuma ser causada por xampus que escorrem pelo rosto e penetram nos olhos. Já a conjuntivite química é provocada por cremes que, espalhados ao redor dos olhos sem precaução, acabam afetando a retina e provocando ardor, irritação, vermelhidão e sensação de ter areia nos olhos."

Os textos são revisados por Mariana Benicá