Macarvão instant?neo tem alta concentração de s?dio em um s? pacote

Por

Macarr?o instant?neo tem alta concentra??o de s?dio em um s? pacote

Macarrão instantâneo tem alta concentração de sódio

Em um único pacote de macarrão instantâneo pode haver até 72% do valor diário recomendado pela Anvisa

Thiago Stephan
Repórter
28/4/2012

Prático e rápido de fazer, ele fica pronto em três minutos e custa menos de R$ 1. Mas, o que muita gente não sabe é que a facilidade para preparar o macarrão instantâneo tem um preço alto. Esses produtos possuem nível de sódio elevado, um risco para a saúde até mesmo de crianças. Por isso, o melhor a fazer é ficar atento às informações nutricionais presentes no rótulo dos produtos e controlar o consumo deste elemento químico.

De acordo a Resolução 360/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a quantidade máxima de sódio que um adulto deve ingerir diariamente é de 2.400 miligramas. Mas, a reportagem do Portal ACESSA.com realizou, neste sábado, 28 de abril, uma consulta aos dados presentes nas tabelas de valores nutricionais de dez diferentes produtos, e identificou que em um único pacote de macarrão instantâneo pode haver até 72% do valor diário recomendado pela Anvisa.

Estudo realizado pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste), em 2009, e pela Anvisa, em 2010, também acusaram concentrações altas do elemento nestes produtos. Apesar dos resultados alarmantes, a presença de sódio em algumas marcas ainda é superior ao ideal.

A nutricionista Dayse Siqueira Santos considera altos os valores encontrados na pesquisa do ACESSA.com. E comenta os efeitos negativos que o sódio pode ter sobre o organismo. "A pessoa corre o risco de ter um aumento de pressão arterial, inclusive crianças, que consomem muito este tipo de macarrão, além de haver sobrecarga nos rins, que tem um trabalho maior para eliminar o excesso de sódio."

O sódio se faz presente na alimentação do brasileiro, principalmente, no sal de cozinha, ou cloreto de sódio. A indicação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que cada pessoa consuma, diariamente, cinco gramas de sal. Entretanto, a média no Brasil é de 12 gramas por pessoa, mais que o dobro recomendado.

Dayse alerta para a necessidade de os consumidores lerem, com atenção, as informações nutricionais presentes nos rótulos dos produtos. "É muito importante ficar atento em relação não só ao sódio, mas em relação a todas as informações presentes na tabela", informa. No quadro citado pela nutricionista também constam informações sobre o valor energético, a quantidade de carboidratos e de gorduras trans, entre outras.

Quantidade de sódio em macarrões instantâneos

Nissin Lámen Hot sabor calabresa: 1.724 mg (72% do valor diário de referência)

Nissin Miojo Turma da Mônica sabor galinha suave: 1.581 mg (66% do valor diário de referência)

Nissin Lámen Hot sabor mexicano: 1.484 mg (62% do valor diário de referência)

Lámen Santa Amália sabor galinha caipira: 1.274 mg (53% do valor diário de referência)

Lámen Santa Amália sabor legumes: 1.274 mg (53% do valor diário de referência)

Lámen Ninfa sabor galinha: 770 mg (32% do valor diário de referência)

Lámen Renata Descolados sabor galinha suave: 618 mg (26% do valor diário de referência)

Lámen Cremoso Renata Express sabor pizza – 486 mg (20% do valor diário de referência)

Lámen Cremoso Renata Express sabor quatro queijos – 460 mg (19% do valor diário de referência)

Lámen Ninfa sabor galinha caipira: 448 mg (19% do valor diário de referência)

Valores fornecidos pelas marcas no quadro de informação nutricional

Os textos são revisados por Mariana Benicá