Campanha de multivacinação em JF termina nesta sexta-feira
Campanha de multivacinação em JF termina nesta sexta-feira
A campanha de multivacinação em Juiz de Fora segue até esta sexta-feira, 24 de agosto. O objetivo é atualizar e completar o cartão vacinal das crianças de 2 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. No último sábado, 18, primeiro dia de imunização, 5.846 crianças compareceram aos pontos de vacinação, mas somente 1.592 estavam com o cartão desatualizado e precisaram receber uma das doses disponíveis. Cabe lembrar que durante esta campanha, obrigatoriamente, pais e responsáveis devem estar munidos do cartão vacinal da criança ao levá-la à unidade vacinadora.
Nesta campanha de multivacinação o Ministério da Saúde (MS) alterou o calendário básico de vacinação da criança, através da substituição da vacina Tetravalente pela vacina Pentavalente, que previne contra difteria, tétano, hepatite B e meningites causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, e com a introdução da vacina inativada poliomielite, que protege contra a paralisia infantil. Estas serão administradas para as crianças que estão iniciando o esquema de vacinação, aos 2 meses de idade.
- Campanha de multivacinação começa neste sábado em Juiz de Fora
- Médicos municipais marcam mobilização para esta quinta-feira
- UFJF assina contrato para construção do novo Hospital Universitário
Ao longo da semana, as doses das vacinas que fazem parte do calendário básico podem ser encontradas em todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30; no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA, rua Espírito Santo, 1.023), das 8h às 12h e das 13h às 17h; na Policlínica de Benfica (rua Tomé de Souza, 200), das 8h às 11h e das 13h às 16h; e no PAM Marechal (rua Marechal Deodoro, 496), das 8h às 17h. A exceção ocorre às quintas-feiras, quando o expediente nas Uaps é finalizado às 15h, devido ao curso de educação permanente de que os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) participam toda semana.
Os textos são revisados por Mariana Benicá