Dieta saud?vel

Por

Comer para viver e n?o viver para comer Fazer dieta n?o significa morrer de fome. Pelo contr?rio, ? com ela que se consegue uma alimenta??o balanceada e saud?vel

Priscila Magalh?es
Rep?rter
17/01/08

Dieta da sopa, da fruta, do leite e do alface. Todas essas s?o muito comuns e o n?mero de pessoas que lan?a m?o de um ?nico tipo de alimenta??o ? grande. Para uns, tudo ? v?lido em busca de um corpo bonito. Por?m, outros querem emagrecer, mas acabam fugindo da dieta por medo.

As informa?es s?o muitas e, nem sempre, as pessoas sabem em que acreditar. O que ? saud?vel? O que engorda? Quantas vezes devo me alimentar durante o dia? Essas perguntas s?o muito freq?entes.

"N?o h? como fazer dieta saud?vel usando um ?nico alimento. Ela tem que ser equilibrada, usando um pouco de cada nutriente para atender todo o organismo. E tamb?m n?o deve haver grandes restri?es. Dieta com muita restri??o ? desequilibrada", diz a m?dica nutr?loga Alice Amaral.

Se a dieta ? feita corretamente, n?o existem riscos para o paciente. Por isso, n?o ? necess?rio ter medo. "Muita gente pensa que vai ficar enfraquecido se fizer dieta e tem medo, principalmente quando est? doente. Mas n?o ? bem assim. Ela ?, somente, uma alimenta??o mais saud?vel e equilibrada, o que s? traz benef?cios para o organismo", esclarece a m?dica.

Mas se a dieta for feita de forma inadequada, a? sim, o risco de perder imunidade e ficar doente se torna real. "A pessoa pode ter anemia, insufici?ncia renal ou uma car?ncia nutricional", alerta Alice, que completa. "As dietas s?o individuais e o que ? bom para uma pessoa n?o vai ser para outra, pois levamos em considera??o a idade, a profiss?o, a rela??o peso x altura, os antecedentes familiares e at? o poder aquisitivo".

O ideal ? procurar orienta??o m?dica para realizar exames f?sicos e laboratoriais. A partir disso, um card?pio, que se adapta ao dia-a-dia do paciente, ser? montado. "Temos que usar o bom senso e respeitar os h?bitos alimentares de cada um. Se, por exemplo, o paciente ? vegetariano, vamos montar um alimenta??o que vai suprir as suas necessidades e, substituindo o que ? mais caro pelo mais barato, em caso de pessoas que n?o querem gastar muito".

Balancear a alimenta??o tamb?m significa que at? um alimento mais cal?rico vai poder ser consumido. "Costumo dizer que tudo depende do valor cal?rico e da quantidade ingerida. N?o h? nada que emagre?a e o que podemos ingerir sem medo de engordar ? alface e ?gua. Quando nos alimentamos de forma equilibrada, podemos comer at? os alimentos que engordam mais, como os doces", diz a nutr?loga.

Para solucionar algumas d?vidas, Alice Amaral mostra o que ? uma dieta equilibrada. Abaixo, voc? vai encontrar op?es de alimenta??o para todas as refei?es do dia. A m?dica aconselha que, antes de as pessoas come?arem a comer tudo o que ela disse, ? necess?rio levar em conta o tipo de profiss?o que cada um exerce. "Uma pessoa que trabalha sentada o dia todo deve comer menor quantidade e quem tem trabalho mais bra?al precisa comer mais. Al?m disso, quem quer ganhar peso precisa fazer uma dieta mais cal?rica, associada a exerc?cios f?sicos que proporcionem ganho de massa muscular".

Ao contr?rio dos h?bitos da maioria da popula??o, a m?dica diz que o correto ? n?o ficar muito tempo sem comer. O ideal ? se alimentar de cinco a seis vezes por dia. "Evite frituras, use frutas na sobremesa, tome suco natural e coma, no m?nimo, quatro frutas diferentes por dia".

Dieta balanceada para manter o peso

O caf? da manh? ? a refei??o para abastecer o corpo, depois de ficar muito tempo sem comer durante a noite. ? bom comer frutas e prote?nas. "Tenha um caf? da manh? de hotel seis estrelas. Tome suco natural, alimentos integrais e crus, para n?o perder os nutrientes, queijo, peito de peru e iogurte com aveia. O p?o integral pode ser substitu?do por p?o de sal e o iogurte pode ser aquele feito em casa mesmo".

No lanche da manh?, coma uma fruta ou outra coisa leve s? para n?o ficar muito tempo sem comer antes do almo?o, quando o arroz e feij?o n?o devem ser dispensados. "Essa combina??o ? muito balanceada. Para completar, coma uma carne, grelhada ou assada, salada de folhas e legumes cozidos e uma fruta, na sobremesa".

Comer alguma coisa no lanche da tarde ? importante para ir abastecendo o organismo com o passar do dia. "Pode comer p?o com manteiga, caf? com leite e uma fruta". Ao contr?rio do caf? da manh?, o jantar n?o ? uma refei??o para encher o est?mago. Segundo Alice, n?o ? bom comer carboidratos ? noite. "No inverno, sugerimos uma sopa. No ver?o, coma uma carne branca, que ? digerida mais f?cil, uma salada e batatas. Se quiser arroz, coma apenas um pouquinho".

Pensa que acabou? Depois do jantar e antes de dormir, se alimente de alguma coisa mais leve, como uma fruta ou iogurte. Com essa alimenta??o, a m?dica garante que voc? vai conseguir manter o peso e ficar saud?vel.

O iogurte caseiro sugerido pela m?dica ? muito f?cil de fazer. ? s? comprar um copinho de iogurte natural e um litro de leite, que deve ser fervido a uma temperatura suficiente para colocar o dedo e ag?entar por dez segundos. Depois disso, os dois ingredientes devem ser bem misturados em uma vasilha.

Para finalizar, embrulhe a vasilha com uma toalha e guarde no forno por 24 horas. "Antes de tomar tudo, separe um copo de 200 ml dessa mistura para fazer o pr?ximo iogurte. Assim, n?o ? necess?rio comprar o copinho de iogurte natural sempre que for fazer. S? na primeira vez", completa.