Semana do Idoso destaca a importência da fam?lia e da socializa??o

Por

Semana do Idoso destaca a import?ncia da fam?lia e da socializa??o
Sexta-feira, 27 de setembro de 2013, atualizada às 09h01

Semana do Idoso destaca a importância da família e da socialização

Eduardo Maia
Repórter

Começa nesta sexta-feira, 27 de setembro, a Semana do Idoso promovida pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) Dona Itália Franco. Com o objetivo de comemorar o Dia Internacional do Idoso e os 10 anos do seu Estatuto, o evento tem o objetivo de promover a socialização desse público, seus familiares e toda a sociedade. A programação contará com atividades de dança, musicalidade, recreação, exposição de produtos artesanais e desfile.

A coordenadora do CCI, Rosângela Bonoto, afirma que a iniciativa pretende dar visibilidade ao dia do idoso e à discussão de seus direitos. "Queremos destacar o protagonismo, a autonomia dos idosos. O envelhecimento deve ser ativo, participativo. Hoje nós temos um público diferenciado que quer aprender, desenvolver atividade física e outras atividades, e nessa semana será possível destacar tudo isso: o que a gente já procura desenvolver dentro da unidade", afirma.

Nesta sexta, a programação se inicia pela manhã e segue durante à tarde. Das 8 às 10h e das 14 às 16h, na sede da CCI, ocorre o Dia da Família, com atividades recreativas entre os idosos e seus familiares. Entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro, serão expostos e também colocados à venda os trabalhos manuais desenvolvidos pelos idosos no Centro de Convivência.

O dia 1º de outubro, terça-feira, é a data oficial da comemoração do dia do Idoso. Por isso, dentro das atividades da Semana, será realizada na praça Antônio Carlos, no Centro de Juiz de Fora, uma ação de atividades físicas e socialização. No dia 2, a partir das 14h30, será realizado o Desfile da Primavera no Centro de Convivência. "Não será uma competição, queremos valorizar o envelhecimento da pessoa, as características, a alegria que cada um traz consigo. Por isso, seria muito importante que todos trouxesse  alguém da família, para participar junto deste momento especial", convida Rosângela.

A programação segue no dia 3 de outubro, com um baile de interação, que também será realizado na sede do CCI, às 14h30. No dia 4, uma homenagem a Luiz Gonzaga está sendo preparada por um grupo de idosos que integra a entidade. A apresentação ocorre às 15h. E para encerrar a programação, no dia 7 de outubro, sábado, será promovida uma oficina recreativa de socialização à partir das 15h, com uma ação entre amigos e atividades diversas.

Centro de Convivência do Idoso

O Centro de Convivência do Idoso é um serviço oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac). Entre as atividades, estão a realização de ações que visam a garantir o envelhecimento saudável em Juiz de Fora. Entre as atividades oferecidas, estão aulas de ginástica, dança, trabalhos manuais, teatro, jogos, yoga e aulas de informática. Criado em 17 de junho de 1988, o serviço atende mais de mil idosos por mês.

Além da sede localizada na Rua Espírito Santo, 434, Centro, o CCI possui unidades descentralizadas nos bairros São Benedito, Benfica, Bandeirantes, Ipiranga e Parque Guarani. Para mais informações, o telefone de contato é o 3690-7365.